SES participa de reunião da Convention & Visitors Bureaux

A Secretaria de Estado da Saúde da Saúde, participou, através de seu Superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, da reunião geral do Santa Catarina Convention & Visitors Bureaux – SC CVB. O evento ocorreu nesta terça-feira, 7, em Blumenau.

O Santa Catarina Convention é uma entidade sem fins lucrativos, na forma de Associação, de âmbito estadual, que congrega entidades do ramo de turismo no Estado. Voltada, principalmente, a captação de Eventos e promoção turística.

 Reunião com cerca de 20 pessoas sentadas em formato de U em uma sala de conferência com mesas cobertas por toalhas vermelhas. Ao fundo, uma apresentação é projetada com o título “PLANO ESTRATÉGICO REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNA DAS MULHERES CATARINENSES”. Todos os participantes utilizam máscara, demonstrando cumprimento dos protocolos sanitários. A sala possui iluminação natural e teto com ripado de madeira.


Esta foi à última reunião geral do ano de 2021 e a participação da SES veio para estreitar, ainda mais, as ações do setor para com a segurança da saúde da população. O Superintendente apresentou os números do combate à pandemia em Santa Catarina e o cenário epidemiológico. “Estamos vivendo um momento de construção de um plano de retomada e redução gradual e monitorada das medidas restritivas, neste sentido é necessário que os setores estejam alinhados para que as medidas sejam cumpridas e tenhamos segurança a longo prazo”, afirmou. Ainda lembrou que foi criado um grupo com o propósito de aproximar a saúde dos promotores de eventos, “Desde março, temos tido reuniões permanentes com o GT de eventos, que culminaram com a construção do plano de retomada, que passou a ser implementado a partir do Decreto Estadual 1371, de 14 de julho”, explica.

Com isso, foi possível revogar 36 portarias que imputavam regras para o funcionamento de diferentes atividades durante a pandemia, transformando num único regramento, que é a portaria 1063 de 24 de setembro, além de subsidiar o governo para a publicação de todos os decretos relativos à questão da pandemia em SC.


Homem de terno escuro e máscara cirúrgica aponta para um gráfico projetado na parede. O gráfico exibe a média móvel de casos de Covid-19 em relação à população completamente imunizada, com curvas azuis representando os casos ao longo do tempo e uma linha vermelha crescente indicando o avanço da vacinação. A apresentação está sendo exibida em um arquivo PDF no computador, visível no canto superior da projeção.

Macário apresentou quais são as condições estruturais indicadas para que os eventos ocorram, trazendo como principais fatores o uso adequado de máscara, o distanciamento e os ambientes arejados. Destacou também a importância do incentivo à vacinação, que apesar dos números positivos, vem enfrentando desafios na aplicação de dose de reforço e segunda dose.


O trade turístico avaliou como positivo o processo e a articulação entre a saúde e o setor. Também foi destacada a importância do aporte de informações repassadas, o que permitiu que o setor se preparasse para o momento atual.