Vacinação em SC: Estado realiza mutirão para vacinar população nesse fim de semana

O Mutirão de Vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina está ocorrendo neste sábado, 2 e domingo, 3. Os municípios catarinenses preparam ações especiais para atender todas as pessoas que já tomaram a primeira dose da vacina e estão no prazo de receber a segunda e aos atrasados que ainda não retornaram. Também serão aplicadas as doses de reforço nos idosos com 70 anos ou mais com esquema completo a mais de seis meses e para imunossuprimidos que tomaram as duas doses a mais de 28 dias.

Mulher no banco de passageiro do carro recebendo vacina por mulher  com roupa branco e máscara verde.

Fotos: Julio Cavalheiro / Secom

“Sabemos que a população só estará protegida contra a Covid-19 com as duas doses. Portanto, essa é a chance de concluir o esquema vacinal. Pedimos que todos compareçam aos locais de vacinação e façam a sua parte”, ressaltou o governador Carlos Moisés.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, o objetivo da ação é motivar as pessoas para que a vacinação continue nos próximos dias. “Precisamos que a vacinação avance para que a nossa população esteja protegida o mais rápido possível. E para isso estamos abastecendo os municípios com doses suficientes para progredirmos na vacinação contra a Covid-19”.

Profissionais de saúde com máscaras e roupas de proteção atuam em um posto de vacinação drive-thru. Uma das profissionais prepara uma dose da vacina AstraZeneca enquanto outras organizam materiais em uma mesa com caixas térmicas, seringas e documentos. Carros estão estacionados ao lado, com pacientes sendo atendidos dentro dos veículos sob uma tenda.

De acordo com levantamento realizado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), 343.658 pessoas (29.838 AstraZeneca, 120.172 Coronavac e 93.648 Pfizer) que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 não retornaram, no tempo adequado, para tomar a segunda dose, ou seja, estão com a conclusão do esquema vacinal atrasado. Além disso, outras 418 mil pessoas já estão dentro do prazo de 8 semanas para receber a segunda dose da vacina Pfizer e podem procurar os locais de vacinação para que não atrasem a conclusão do esquema vacinal.

Profissionais de saúde aplicam vacinas contra a COVID-19 em pacientes dentro de cabines separadas por divisórias. Um dos pacientes usa capacete de ciclista e outro está com o braço estendido para receber a injeção. As áreas estão identificadas com placas, incluindo uma com o nome 'PFIZER'. Todos usam máscaras de proteção e o ambiente é bem iluminado, com janelas ao fundo.

Para garantir a imunização completa ou a dose de reforço, essencial para a proteção, a população deve procurar um ponto de vacinação no seu município. Os locais e horários de vacinação deve “Sabemos que a população só estará protegida contra a Covid-19 com as duas doses. Portanto, essa é a chance de concluir o esquema vacinal. Pedimos que todos compar m ser verificados com as secretarias municipais de saúde. ⠀

Profissionais da saúde com máscaras e toucas descartáveis atendem pessoas em uma mesa longa equipada com notebooks e materiais de registro. Os pacientes, também de máscara, aguardam em fila enquanto fornecem informações. A cena ocorre em um ambiente interno, com janelas de vidro ao fundo e iluminação natural.

 

Informações adicionais para a imprensa:

Gabriela Ressel

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Estado de Saúde

Telefone: (48) 3664-8822

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.