icone facebookicone twittericone instagram

folder Rede Urgências - RUE

folder Consultas Públicas

CONSULTA PÚBLICA - PROTOCOLO CATARINENSE DE ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO (PCACR)

A Secretaria do Estado da Saúde (SES) de Santa Catarina (SC) , em consonância com a Câmara Técnica de Urgência e Emergência, COREN/SC e CRM/SC está colocando em consulta pública até 12 de setembro a versão preliminar do Protocolo Catarinense de Acolhimento com Classificação de Risco (PCACR).

Os interessados em opinar poderão acessar o protocolo disponível no LINK https://www.calameo.com/read/004687608db61c7da5851?authid=L0oomkVqX8wl nesta página da SES/SC. Poderão remeter para o e-mail: coordtecdahu@gmail.com, suas sugestões para adicionar, suprimir, modificar ou corrigir os textos.

Os protocolos, que sustentam a classificação de risco do paciente, são definidos por parâmetros subjetivos e objetivos, tempos e fluxos e são norteadores no Acolhimento com Classificação de Risco nas unidades de Emergências Hospitalares e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). O PCACR vem para instrumentalizar o profissional classificador das Emergências Hospitalares e UPAs para avaliar e estratificar os pacientes com maior grau de sofrimento, agravo à saúde e potencial de risco de morte.

Solicita-se aos profissionais enfermeiros nas Emergências Hospitalares e UPAs, as instituições científicas das Universidades públicas ou privadas, estudantes de graduação ou Pós-graduação e professores de Enfermagem, da Disciplina Emergência, que leiam, revisem e façam sugestões e comentários ao PCACR .

As sugestões de alterações sobre temas técnicos precisam conter referência bibliográfica e serem embasadas em literatura científica de qualidade e recente.

Serão bem vindas, também, todas as detecções de possíveis equívocos gramaticais, de redação, de acentuação e de ortografia porventura encontrados.

A opinião de técnicos que assessoram os gestores, nos municípios, será de grande valia, analisando aspectos relacionados às possibilidades de integrar PCACR nas suas Unidades, levando em conta a utilização do PCACR .

A consulta pública fica aberta de 25 de agosto de 2022 a 12 de setembro de 2022.