icone facebookicone twittericone instagram

O Governo do Estado enviou na manhã desta quarta-feira, 22 um lote com equipamentos para a ativação de 10 leitos de UTI para enfrentamento à Covid-19 em Nova Trento. Os itens foram entregues ao Hospital Nossa Senhora da Imaculada Conceição.


Foto: Robson Valverde

A envio aconteceu menos de 24 horas após a reunião entre o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, com o prefeito da cidade, Gian Francesco Voltolini, e o deputado estadual Altair Silva. No encontro, foi definida a ativação.

Em operação realizada pela Secretaria de Estado da Saúde e Defesa Civil, com o apoio da Polícia Militar, foram enviados 10 ventiladores pulmonares adquiridos pelo Estado de Santa Catarina junto à WEG, um carrinho de emergência, 20 bombas de infusão além de 10 monitores multiparâmetros, que faz parte do lote de 250 doados pelo Ministério da Saúde.

Motta Ribeiro reforçou que o papel do Estado é ser ágil tão logo as unidades hospitalares apontem para a possibilidade de ativar leitos de UTI. “Nosso papel é garantir os equipamentos necessários e lutar pela habilitação junto ao Ministério da Saúde”, destaca. “Essas ações coordenadas já permitiram a abertura de mais de 600 leitos e, apenas nesta semana, conquistamos a habilitação de mais 40, o que representa mais R$ 5 milhões para o enfrentamento da pandemia”.

A ativação dos 10 leitos em Nova Trento deve ocorrer a partir de 1º de agosto e irá auxiliar tanto a Grande Florianópolis quanto a Foz do Rio Itajaí, duas das regiões mais atingidas pelo novo coronavírus.