A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove na próxima sexta-feira, 7, a web conferência Assistência à Gestante e Puérpera no Contexto da COVID-19, que será realizada por meio do link do EducaSaúde SC, das 14h às 16h. A mediação ficará por conta de Janete Pinheiro, coordenadora Estadual de Segurança do Paciente (CESP/SUV/SES).

198

O encontro virtual é direcionado aos gestores municipais, coordenadores e técnicos das Regionais de Saúde da Rede Materno-Infantil, Atenção Primária à Saúde (APS) e Vigilância Epidemiológica, Coordenação de Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) dos hospitais e maternidades.

Veja a programação abaixo:

Atividade

Convidado

ABERTURA

Superintendência de Planejamento em Saúde - SES/SPS/DAPS

Superintendência de Vigilância em Saúde - SES/SUV/DIVE

Superintendência de Hospitais Públicos - SES/SUH/GEDHP

1. Panorama Nacional Gestantes com COVID-19 (mortalidade materna)

2. Manual de Assistência à Gestante e Puérpera

3. Portaria GM/MS Nº 731, de 16 de Abril de 2021.

Institui, em caráter excepcional e temporário, incentivo financeiro federal de custeio para desenvolvimento de ações estratégicas de apoio à gestação, pré-natal e puerpério, com vistas ao enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) decorrente da pandemia do coronavírus.

Ministério da Saúde

Secretaria de APS

Coordenação de Saúde das Mulheres:

Drª. Camila Baccin

Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FMRP-USP Prof. Dr. Geraldo Duarte

Nota Técnica nº 006 de 05/04/2021

DAPS/SPS, DIVE/SUV e LACEN/SUV. Orienta sobre testagem para SARS-COV-2 em gestantes.

Secretaria de Estado da Saúde - SC

DIVE/CIEVS/Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde: Drª. Ligia Castellon Gryninger

Nota Técnica nº 007 de 05/04/2021

NAMCA/DAPS/SPS/SES.

Orienta sobre o atendimento da gestante, puérpera e recém nascido no enfrentamento à Pandemia de COVID-19.

Secretaria de Estado da Saúde - SC

DAPS/Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente: Mª Débora B. Rodrigues

Plenária: esclarecimentos de dúvidas

Mediadora: Mª Janete Pinheiro