icone facebookicone twittericone instagram

A partir de maio deste ano, esta oficializada a parceria entre o Hemosc e Maternidade Carmela Dutra em Florianópolis. A parceria se dá entre o Banco de Leite da maternidade e o Laboratório de Sorologia do hemocentro, com foco na realização dos exames sorológicos para a triagem de doadoras de leite materno.

Essa parceria traz melhor qualidade a triagem necessária para as doadoras de leite humano cadastradas na Maternidade Carmela Dutra. Para as doadoras de leite humano são realizados os mesmos exames que nos doadores de sangue.

264

O banco de leite humano realiza a captação de doadoras de leite e trabalha em campanhas de incentivo à doação de leite diariamente.

Quem pode doar leite materno:

- Mulheres saudáveis que estejam amamamentando seu filho, que tenham leite materno em quantidade maior que a necessidade do seu bebê e que não realizem uso de drogas, álcool e cigarro em grandes quantidades.

O Banco de leite leva até a casa da doadora, vidros esterilizados e etiquetas para identificação da doação. É necessário uma coleta de sangue na casa da doadora, amostra essa que será enviada e analisada pelo HEMOSC.

Para realizar o cadastro no Banco de Leite, a doadora pode entrar em contato pelo WhatsApp (48) 9 8853-5896 e fazer o cadastro.

A coleta de sangue é realizada por uma técnica de enfermagem da maternidade. As doadoras recebem uma cópia do resultados dos exames.

Dia Mundial de Doação do Leite Humano

No dia de hoje, 19 de maio, é celebrado Dia Mundial de Doação de Leite Humano. Em 2021, a celebração do dia, possui aspectos inéditos e que potencializam o papel da data na conscientização sobre a importância da doação de leite humano e do aleitamento materno na redução da mortalidade infantil. Ainda em março, a Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH) deu início a um movimento global de escolha do slogan para a mobilização social em 2021.

Mais informações para a imprensa:
Fabrício Escandiuzzi
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde - SES
Fone: (48) 99913-0316
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
www.saude.sc.gov.br
@saude.sc