A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), informa que na sexta-feira, dia 28 de maio, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Santa Catarina (CIEVS/SC) recebeu notificação da Secretaria de Saúde de Joinville sobre a suspeita de um caso de mucormicose, infecção conhecida popularmente como ‘fungo negro’, em um paciente de 52 anos morador de Joinville, que teve diagnostico confirmado de Covid-19 em fevereiro. O caso, está sendo investigado pela Secretaria de Saúde de Joinville, e está sendo acompanhado pela DIVE.

“Assim que tomamos conhecimento do caso, seguimos o protocolo e informamos imediatamente ao Ministério da Saúde que emitiu um alerta nacional por meio da rede CIEVS dos estados. Além desse procedimento, continuamos acompanhando e prestando apoio ao município de Joinville na investigação do caso”, informou o Superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário.

Em nível mundial, diversos estudos estão sendo realizados para verificar possíveis relações entre a mucormicose e pacientes com Covid-19, especialmente os que apresentam quadros de comorbidades e situação de imunossupressão.