A Maternidade do Hospital Regional de São José Homero de Miranda Gomes, em São José, recebeu o título de Hospital Amigo da Criança ( IHAC) nesta quarta-feira (09).

O título é reconhecido pelo Ministério da Saúde para unidades que implementam os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, uma estratégia recomendada para a redução da mortalidade infantil.

Foto: Robson Valverde

A solenidade de entrega de descerramento da placa da IHAC à maternidade aconteceu no hall da instituição estiveram presentes o secretário adjunto da saúde Alexandre Lencina Fagundes o diretor do hospital ,Daywson Pauli Koerich , também foi prestada ainda uma homenagem a diversos servidores que iniciaram o trabalho de certificação e a conquista do credenciamento.

A IHAC foi idealizada e implementada conjuntamente com o Fundo das Nações Unidades para Infância ( Unicef) e a Organização Mundial de Saúde ( OMS) e foi incorporada pelo Ministério da Saúde como ação prioritária em 1992.
"
O IHAC é uma estratégia de intervenção na assistência hospitalar ao nascimento com foco na implem entação de práticas que promovam o aleitamento materno exclusivo”, disse Daywson Koerich. “A habilitação permite um incremento financeiro de 17% nos partos normais e 8,5% nas cesarianas, além do incremento de 8,5% no atendimento ao recém nascido”.

Ao ser reconhecido com o título Hospital Amigo da Criança, estes estabelecimentos se tornam referência em amamentação para seu município, região e estado. Nestes hospitais, as mães são orientadas e apoiadas para o sucesso da amamentação desde o pré-natal até o puerpério, aumentando dessa forma os índices de aleitamento materno exclusivo e continuado e reduzindo a mortalidade materna e infantil,.

A maternidade do Hospital Regional atende toda a região da Grande Florianópolis e realiza uma média de 300 partos por mês.

Mais informações para a imprensa:
Robson Valverde
Secretaria de Estado da Saúde - SES