A Secretaria de Estado da Saúde, através da Superintendência de Urgência e Emergência (SUE) deu início ao serviço de atendimento Inter-Hospitalar, em Florianópolis, neste domingo, 11 de julho. Esta é segunda cidade do Estado a receber a iniciativa que já está em funcionamento em Joinville e possibilita um apoio aos atendimentos realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Foto: Divulgação

O serviço estará disponível 7 dias por semana, realizando a transferência de pacientes graves entre as unidades hospitalares da rede pública, atendimento que antes era realizado apenas pelo SAMU. Agora, os serviços atuarão de forma compartilhada. “O Governo de Santa Catarina vem buscando formas de reorganizar os seus componentes de saúde para responder às demandas da sociedade. Durante a pandemia conseguimos potencializar nossas ações para melhor o tempo de resposta às necessidades da Rede de Atenção às Urgências. Consideramos a implantação dessa sistema uma vitória para os catarinenses” afirma o secretário de Estado da Sáude, André Motta Ribeiro.

“Isto fará com que as unidades do SAMU tenham maior disponibilidade de realizar atendimentos primários, quando o pedido de socorro for oriundo de um cidadão como acidentes de trânsito, emergências cardiológicas e partos emergenciais”, explica o superintendente de Urgência e Emergência, Diogo Losso.

O próximo município a receber o serviço será Lages e, posteriormente, Chapecó. A previsão é de todas as 17 regionais de saúde do Estado sejam beneficiadas. Já está em andamento uma licitação para aquisição de mais nove ambulância para serem incorporadas a este serviço.

Mais informações para a imprensa:
Karla Lobato
Secretaria de Estado da Saúde - SES