icone facebookicone twittericone instagram

Santa Catarina configura o quarto lugar entre os estados que mais aplicaram a segunda dose, ou dose única, das vacinas contra a Covid-19 no país. O ranking leva em consideração a população total dos estados.


Atrás de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo, SC possuía, nesta sexta-feira, 13, 24% da população com o esquema vacinal completo. Esse percentual equivale a 1.740.517 pessoas. É importante ressaltar que a imunização completa ocorre somente após os 28 dias passados da aplicação da segunda dose.

Foto: Ricardo Wolffenbüttel

“Temos praticamente um quarto da nossa população totalmente imunizada. Vamos continuar trabalhando para que esse número cresça cada vez mais. A vacina salva vidas e quanto mais pessoas estiverem vacinadas, mais progredimos na retomada segura das atividades”, ressaltou o governador Carlos Moisés.

Mesmo com o avanço, a Secretaria de Estado da Saúde alerta que mais de 100 mil catarinenses não retornaram para receber a segunda dose dos imunizantes. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, no dia 9 de agosto, são 147.031 pessoas com o calendário atrasado.

“Temos distribuído semanalmente doses da vacina aos municípios. Os lotes que têm sido enviados pelo Ministério da Saúde estão chegando rapidamente às regionais para que possamos seguir de forma avançada na imunização da população”, afirma André Motta Ribeiro, secretário de Estado da Saúde.
Ainda para dar celeridade ao processo de vacinação, a SES encaminhou, na última quinta-feira, 12, vacinas adicionais a 38 municípios do estado, buscando uma equiparação das faixas etárias que estão recebendo a primeira dose dos imunizantes. Segundo os dados do vacinômetro do Estado, apenas 20 municípios ainda não avançaram na faixa entre 25 e 29 anos.
“Seguimos com o nosso compromisso de terminar este mês de agosto com toda população adulta do estado com pelo menos uma dose da vacina. Contamos com o apoio dos municípios para que promovam ações neste sentido, lembrando que é importante que esses dados sejam reportados aos sistemas de informação do Estado”, complementa o secretário.

Mais informações para a imprensa:
Karla Lobato
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde - SES
Fone: (48) 3664-8820 / 99913-0316
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br