icone facebookicone twittericone instagram

Doador ganhou festa de colaboradores do Centro de Hemoterapia e Hematologia para celebrar a marca

Flavio Domingues completa 70 anos no dia 19 de fevereiro. Nesta quarta-feira, 15, o aposentado celebrou a nova idade de uma maneira diferente. Ao conquistar 160 doações de sangue e plaquetas no HEMOSC, ele ganhou uma festa dos colaboradores do HEMOSC para registrar a marca.

“Ao longo da vida, em todos os momentos que pude, estive aqui para ajudar a saúde do próximo”, afirma o aposentado. De acordo com os critérios do Ministério da Saúde, pessoas com mais de 70 anos não estão mais aptas para a doação de sangue e aféreses. Apesar disso, seu Flávio não abre mão de deixar o bom exemplo: “Sem dúvida a gente não vai resolver os problemas do mundo, mas doando sangue, ajuda a salvar vidas.”

Quem pode doar

Para se tornar doador, é necessário estar dentro de alguns critérios básicos, como: ter idade entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50kg, estar saudável e sem sintomas de gripe há pelo menos 7 dias, estar bem alimentado e descansado, não ter realizado tatuagem, piercing, micropigmentação ou maquiagem definitiva nos últimos 6 meses, não ter tido relações sexuais com um ou mais parceiros/as ocasionais ou desconhecidos nos últimos 12 meses.

Caso tenha testado positivo para Covid-19, aguarde 10 dias após a cura total. Vacinas, cirurgias, medicações, doenças autoimunes, viagens para fora do estado também podem impedir temporariamente ou permanentemente a doação. Nesses casos, pedimos para que informe a equipe do HEMOSC para verificars o período de inaptidão, entre outros critérios que serão avaliados durante a triagem clínica no hemocentro.

Sobre o HEMOSC

O HEMOSC é o Hemocentro Coordenador de Santa Catarina, responsável por todas as ações de captação de doação voluntária de sangue e aféreses e uso de sangue para fins terapêuticos. Além disso, tem a atribuição de garantir a qualidade e o controle da coleta, qualificação do doador, produção dos hemocomponentes, estocagem e distribuição desses, além de promover o desenvolvimento de conhecimento científico e tecnológico na área.

Gerido pela FAHECE conta com uma cobertura em 98% do estado, com sete hemocentros, duas unidades de coleta e oito agências transfusionais localizadas em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages e Tubarão.