icone facebookicone twittericone instagram

O Ministério da Saúde autorizou a liberação de 100 milhões para cirurgias de reconstrução mamária que serão realizadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), deste total R$ 4 milhões serão destinados para Santa Catarina.

WhatsApp Image 2023-02-16 at 16.44.37.jpeg

“É uma importante ação que irá melhorar a saúde e a autoestima das mulheres que tiveram câncer e precisaram retirar a mama”, destaca a Secretária de Estado da Saúde de Santa Catarina, deputada federal Carmen Zanotto.

Dados do Ministério indicam que mais de 20 mil mulheres no país aguardam na fila pelo procedimento na rede pública. Nesse primeiro momento, terão prioridades mulheres submetidas à mastectomia total e aquelas com indicação de reconstrução mamária no mesmo ato cirúrgico.
Toda mulher que, em virtude do câncer, teve uma ou ambas as mamas amputadas ou mutiladas, tem direito a cirurgia de reconstrução das mamas gratuitamente pelo SUS.

Em Santa Catarina, de acordo com dados do Sisreg, em dezembro do ano passado, 898 mulheres estavam na fila de espera para o procedimento. No entanto, o número deve ser maior, as instituições de apoio as mulheres com câncer, estão realizando uma busca ativa para incentivar que as pacientes entrem na fila para realizarem o procedimento.

“O ideal é que a cirurgia de reconstrução ocorra no mesmo ato cirúrgico. Porém, algumas mulheres não conseguem realizar o procedimento e vão para a fila de espera”, lembra a secretária Carmen Zanotto que em 2019 destinou 1,5 milhão em emenda parlamentar para cirurgias de reconstrução de mama em Santa Catarina.