icone facebookicone twittericone instagram

O Hospital Misericórdia, de Blumenau, comemora seus 100 anos de fundação nesta quarta-feira, 22 de fevereiro. Cerca de 90% dos seus atendimentos são pelo Sistema Único de Saúde (SUS) aos moradores da região. O hospital já vinha realizando cirurgias eletivas e a partir do Programa Estadual de Cirurgias Eletivas, lançado no começo do mês, irá ampliar sua capacidade.

A Associação Hospitalar Beneficente Misericórdia de Vila Itoupava realiza 180 cirurgias eletivas mensais. Desse total, foram acordados 70 procedimentos pelo programa, inicialmente, com a possibilidade de aumentar esse número após a ampliação do Centro Cirúrgico, cujo projeto já está em andamento.

O Centro Cirúrgico da unidade é referência em cirurgias de baixa e media complexidade, e possui três salas cirúrgicas. O setor foi modernizado com a aquisição de novos equipamentos de tecnologia de ponta, entre elas, duas torres de vídeo cirurgia para procedimentos minimamente invasivos. Mantém em atuação um serviço de anestesiologia, além de equipes de cirurgiões altamente capacitados e em atualização constante – nas áreas de Cirurgia Plástica e Estética, Cirurgia Geral, Ortopedia, Urologia, Oftalmologia, Cirurgia de Varizes, Otorrinolaringologia, Proctologia, Ginecologia entre outros.

Além disso, o serviço de Pronto Atendimento atende adultos e crianças, 24 horas, todos os dias da semana e possui um amplo espaço para cuidado aos pacientes. A infraestrutura conta com consultório, poltronas de medicação, leitos de observação com aparelhos de monitoramento avançado e equipe multidisciplinar para atuar. A triagem desses pacientes é feita de acordo com o Protocolo de Acolhimento e Classificação do Risco do Estado de Santa Catarina, um moderno sistema de triagem com padrão de qualidade para fazer o atendimento de seus pacientes. Assim, é possível identificar e priorizar o atendimento de acordo com as condições de urgência e ameaça à vida.

Um pouco da história

O atendimento médico e a prática da medicina na Itoupava Rega Central, hoje Vila Itoupava, teve seu início no ano de 1923 com a vinda do médico Dr. Alfredo Hoess da Alemanha, que a pedido do farmacêutico Sr. Max haufe instalou seu consultório numa estrebaria reformada que também servia para pequenas cirurgias. O Distrito contava naquela época com aproximadamente 1000 moradores e era o centro das divisas dos municípios de Jaraguá do Sul, Pomerode, Massaranduba (ainda pertencendo a Blumenau), Luis Alves e Gaspar (pela região do Rio Bonito).
Após várias reuniões com os moradores, decidiu-se fundar a Sociedade Beneficência Misericórdia de Vila Itoupava. Para angariar fundos, foram emitidos títulos de contribuição e assim foi construído o hospital. O primeiro médico a atuar no Hospital foi o Dr. Alfredo Hoess nos anos de 1924 até 1931.

.

Mais informações para a imprensa:
Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
imprensa@saude.sc.gov.br