icone facebookicone twittericone instagram

A Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVS) é o primeiro setor da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina a conquistar a certificação Lixo Zero. Para obter o reconhecimento, foi necessário a redução de mais de 90% dos resíduos gerados que seriam destinados ao aterro sanitário. O resultado é consequência de um trabalho de nove anos da  Gerência em Saúde Ambiental que desde 2014 tem realizado uma série de ações por meio do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) e que envolvem a gestão dos resíduos com benefícios ao meio ambiente e economia de recursos.

1907

 “A conquista da Certificação Lixo Zero é fruto da cooperação e do esforço diário de todos os servidores da DIVS”, explica Lucélia Scaramussa, diretora da Vigilância Sanitária do Estado de Santa Catarina. 

Entre as mudanças realizadas foram substituídos copos plásticos por canecas de vidros, 
secadores de mãos foram instalados nos banheiros a fim de diminuir o consumo de papel toalha, foi realizada a troca das lixeiras comuns por lixeiras de coleta seletiva nas salas e nos corredores, todos os ambientes foram identificados, todo o resíduo passou a ser pesado, foram realizados encontros de conscientização sobre o descarte correto de resíduos e foi constituída a Comissão Lixo Zero, com agenda de reuniões quinzenais para traçar as melhores estratégias de redução do lixo.

1908
 
O  reconhecimento atesta a correta gestão de resíduos sólidos aplicada de acordo com metodologia do Instituto Lixo Zero Brasil validada pela Zero Waste International Alliance (Aliança Internacional Lixo Zero). A certificação tem validade de um ano e para obtê-la é necessário passar por uma auditoria.

A Gestão Estadual do Programa DIVS/GESAM/DRA/PGRS coloca-se a disposição para esclarecer quaisquer dúvidas pelo e-mail institucional residuos@saude.sc.gov.br


Lixo Zero


Lixo Zero é um movimento em prol de uma sociedade sem lixo, em que os materiais orgânicos viram adubo e os materiais recicláveis são reinseridos na cadeia produtiva, potencializando ao máximo o reaproveitamento de resíduos e a redução ou fim do encaminhamento de lixo para os aterros sanitários e lixões

Zero Waste ou Lixo Zero envolve o movimento de mudar a perspectiva linear da disposição final de lixo para a frente da gestão de recursos. Se um produto não puder ser reutilizado, reparado, reconstruído, restaurado, refinado, revendido, reciclado ou compostado, ele deve ser restrito, redesenhado ou removido da produção.

Entenda o que significa cada um dos resíduos:

RECICLÁVEL – Resíduo que pode ter uma nova utilidade.
ORGÂNICO – Resíduo produzido a partir de origem vegetal ou animal. Pode ser compostado.
REJEITO – Resíduo que não pode ser reciclado ou compostado. Este é o verdadeiro lixo.


Antes do Programa de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos 

1909


Depois do Programa de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos 

1910
Bituqueiras, segregação, armazenamento e descarte correto das lâmpadas

Total anual de resíduos per capita (kg) - 2014 a 2022 

1911

Mais informações para a imprensa:
Silvestre Aguiar
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
secretariadeestadodasaude@gmail.com