icone facebookicone twittericone instagram

Principal referência em doenças dermatológicas de Santa Catarina, o Hospital Santa Teresa completa, neste 11 de março, 83 anos de atuação. Inaugurado em 11 de março de 1940 pelo então presidente Getúlio Vargas, a instituição renovou sua atuação transformando-se de um espaço de segregação para uma instituição referência em dermatologia.

Hospital Sta Tereza

Localizado no município de São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis, somente em janeiro deste ano, realizou 630 procedimentos cirúrgicos na área dermatológica.

A unidade atende pacientes não somente da Grande Florianópolis, mas de todo Estado. Sua principal atuação é na realização de cirurgias de tumores de pele, malignos ou não. Atualmente o ambulatório de dermatologia realiza em média de 100 atendimentos diários, mensais são 1800.

Com um quadro funcional de 242 servidores e 55 servidores terceirizados sendo, destes, 7 médicos especialistas e 6 residentes em dermatologia, o objetivo é ampliar ainda mais os atendimentos. Está prevista a abertura de mais uma sala cirúrgica e o projeto de implantação de 25 novos leitos de retaguarda para suporte aos hospitais da grande Florianópolis, em destaque para o Regional de São José e o Celso Ramos.

Hoje o hospital possui ao total 105 leitos, com uma taxa de ocupação de 100%. Dados do segundo semestre de 2022 apontam que 45% dos pacientes atendidos foram da grande Florianópolis e os outros 55% de regiões de todo o estado.

História

Inaugurado em 11 de março de 1940 pelo governador do Estado, Nereu Ramos, e o presidente da República, Getúlio Vargas. Assim como outros 39 estabelecimentos Brasil afora, ele foi criado na época do Estado Novo num contexto de segregação dos pacientes com hanseníase (então lepra) do restante da sociedade.

83 anos do Hospital Santa Teresa 2