icone facebookicone twittericone instagram

Com o objetivo de acompanhar a realidade dos profissionais que assumiram a tarefa de zerar a fila de cirurgias eletivas em Santa Catarina, a secretária da saúde, Carmen Zanotto, deu prosseguimento à sua agenda de visitas as unidades hospitalares. Acompanhada do governador Jorginho Mello, a chefe da pasta esteve no sábado,11, no Hospital de Caridade Sagrado Coração, em São Joaquim. A unidade atende pacientes vindos dos municípios que compõem a região serrana.

Hospital São Joaquim 2
Fotos: Secom

:: Mais fotos no álbum

"Essa parceria com os hospitais de cada região do Estado é fundamental para agilizarmos a realização dos procedimentos e atender os pacientes nas cidades mais próximas do seu município. Desta forma, evitando o desgaste do paciente durante as longas viagens", declarou Carmen. 

Na ocasião, a secretária conversou com o diretor do hospital, João Paulo de Jesus, que esclareceu que a instituição está comprometida com o programa de cirurgias eletivas e tem se empenhado para cumprir as metas estabelecidas. “Nós começamos a formar uma fila de atendimentos pré-cirúrgicos e já fizemos em torno de 250 procedimentos”, afirmou.

O gestor informou que o centro cirúrgico possui duas salas cirúrgicas com 6 leitos de recuperação e os principais procedimentos realizados são os das especialidades de ginecologia e ortopedia, além de cirurgias gerais.

As cirurgias ortopédicas são as que possuem a maior fila de espera e demandam um maior tempo cirúrgico e uma adequação mais complexa dos serviços do hospital. “Nós recebemos pacientes que vinham na fila desde 2017, 2018 e muitas vezes na consulta pré-operatória a gente via que o paciente já evoluiu para outro tipo cirurgia, de um procedimento de média complexidade notamos que evoluiu para alta complexidade”, explicou o diretor.