icone facebookicone twittericone instagram

Uma série de novos equipamentos entrou em atividade nas últimas semanas em benefício dos pacientes do Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (Hmisc), de Criciúma. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, investiu cerca de R$ 500 mil nessas tecnologias.

“Com uma tecnologia de ponta que assegura e intervém de forma mais ágil no tratamento necessário, esses novos equipamentos vão reforçar o atendimento de excelência e a satisfação do cliente do Hmisc”, observa o diretor da instituição, César Magalhães.

15

Entre as novidades está o fibrobroncoscópio, equipamento que realiza a broncoscopia flexível ou fibrobroncoscopia. O exame permite avaliar a traqueia, os brônquios e parte dos pulmões, bem como faz a retirada de elementos estranhos nestes órgãos. A unidade ainda não possuía o aparelho.

Além dele, o Hospital Materno-Infantil também recebeu um raio-X móvel, um venoscópio e um bilirrubinômetro – equipamentos que substituirão os atuais, considerados defasados. O novo raio-X móvel permite que a imagem seja visualizada em tempo real no próprio aparelho e transferida em três minutos, não necessitando que o técnico tenha de fazer a função de vai e volta, nem o paciente seja submetido à colocação e retirada da placa por sucessivas vezes.

O venoscópio é um dispositivo que permite a visualização das veias do paciente por meio de uma combinação luminosa. Já o bilirrubinômetro serve para fazer uma rápida e precisa análise quantitativa da bilirrubina total presente no sangue do paciente recém-nascido. A bilirrubina é uma substância amarelada encontrada na bile, que permanece no plasma sanguíneo até ser eliminada na urina. O excesso de bilirrubina pode indicar problemas no fígado, baço, nos rins ou na vesícula biliar.

Também foram garantidas poltronas para todos os leitos da UTI neonatal com o objetivo de fazer com que as mamães consigam, com segurança, acalentar seus bebês e iniciarem as primeiras mamadas. E, recentemente, todos os quartos de observação do pronto-socorro infantil receberam climatização com recursos do município, pois cerca de 70% dos pacientes da unidade são moradores de Criciúma. O Hospital Materno-Infantil Santa Catarina é administrado pelo Ideas em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina.

16