A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, participou nesta quinta-feira, 23, representando o governador Jorginho Melo, da inauguração da Ala Cardiológica do Hospital São José, de Jaraguá do Sul. O serviço, após habilitação, deverá desafogar o atendimento em Mafra, que é referência, para onde os pacientes do SUS são encaminhados para os procedimentos.

O investimento do governo do Estado foi de R$5,2 milhões, também ocorreu contrapartida do município e de entidades. “Aqui no Hospital São José, temos um corpo clínico qualificado, uma enfermagem qualificada, um espaço físico maravilhoso em termos de estrutura de equipamento, materiais e recursos humanos. Então a luta agora é buscar a habilitação de alta complexidade junto ao Ministério da Saúde”, afirma a secretária de Estado da Saúde Estado.

O espaço inaugura conta com 22 leitos de recuperação pós-anestésica, área de conforto para os profissionais e equipamento de hemodinâmica de última geração, que já está em funcionamento. Inicialmente, o município irá custear alguns serviços cardiológicos, como o cateterismo. Os casos que requererem procedimentos mais invasivos, como cirurgias cardíacas, vão continuar em Mafra, até que o São José receba o credenciamento do SUS pelo Ministério da Saúde. Após a habilitação, a unidade passará a atender na integralidade todos os serviços da área de hemodinâmica, com cirurgias cardiovasculares, implantes de marcapasso, cateterismos e arteriografias.

“Nós vamos iniciar gradativamente os procedimentos eletivos culminando depois na busca pelo credenciamento da alta complexidade para que possamos ter esse espaço no Hospital São José, de Jaraguá do Sul disponível para a regional de saúde aqui da AMVALI, disponível para o estado de Santa Catarina pois esse é um trabalho, é um projeto que visa sempre estar integrado com o bem-estar da população que é o mesmo anseio da Secretaria de Estado da Saúde”, explica Mauricio Jose Souto-Maior, diretor geral do Hospital São José.

Essa ação também integra o Programa Estadual de Cirurgias Eletivas, no que tange a descentralização dos serviços de cardiologia nas regiões de Santa Catarina.

O Hospital de São José já realizou 392 cirurgias eletivas de alta complexidade em Ortopedia, Neurologia e oncologia este ano, até 22 de março. No mesmo período, foram feitas 159 cirurgias eletivas e 539 de urgência de média complexidade nas especialidades de Urologia, Torácica, Geral, Ortopedia, Cabeça e Pescoço.

O hospital é uma das unidades que recebem recursos da Política Hospitalar Catarinense 2023, no montante de R$ 8 milhões pagos em seis parcelas. Com a conclusão da ampliação das salas cirúrgicas previstas para final de 2023, o Hospital São José ampliará a capacidade operacional em 20%.