icone facebookicone twittericone instagram

O Governo do Estado declarou nesta terça-feira, 28 de março, situação de emergência em saúde pública em seis hospitais da rede própria da Secretaria de Estado da Saúde (SES), localizados na Grande Florianópolis, para realizar reformas e obras de ampliação. As unidades têm apresentado sérios problemas estruturais e de manutenção, e também necessidade de ampliação de serviços em decorrência do aumento na ocupação de leitos, principalmente por conta da dengue e doenças respiratórias.

 29

Com o decreto nº 80, publicado na edição extra do Diário Oficial do Estado de 28/03/2022, será possível realizar contratação de serviço e aquisição de itens de reparo e obra de ampliação de forma mais ágil. Entre as melhorias, estão previstas adequações das infraestruturas prediais e os sistemas das redes de gases medicinais, assim como restruturação das instalações elétricas, hidrossanitárias e de climatização da Maternidade Carmela Dutra, Hospital Governador Celso Ramos, Hospital Infantil Joana de Gusmão, Hospital Regional de São José, Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina e Hospital Santa Teresa. As ações serão implementadas e executadas no prazo de 180 dias.

A secretária da Saúde Carmen Zanotto reforça a importância de local adequado e em boas condições contribuindo para o cuidado e recuperação do paciente. “Temos excelentes profissionais, isso é um fato. Mas as estruturas físicas de hospitais da Grande Florianópolis precisam acompanhar em qualidade. Nossa maior preocupação é melhorar e dar condições adequadas para atendimento e acolhimento dos nossos pacientes. Nosso foco é restabelecer a plena prestação dos serviços essenciais e a atenção à saúde da população de qualidade”.

Essa ação também vai ao encontro do atual momento sazonal que Santa Catarina está enfrentando. O aumento expressivo de casos de doenças infecciosas virais identificadas como a dengue e as doenças respiratórias que vem refletindo na busca por atendimentos no sistema de saúde do Estado e, consequentemente, alta da ocupação de leitos hospitalares.