Com um espaço humanizado e dedicado à saúde especializada, a Policlínica da Mulher e da Criança de Florianópolis abre as portas para os moradores da capital a partir desta quarta-feira, 29. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), fará o aporte de R$ 3 milhões ao Fundo Municipal de Florianópolis para aquisição de materiais permanentes e custeio de serviços ambulatoriais da saúde da mulher e da criança, atualmente realizados pela Maternidade Carmela Dutra e Hospital Infantil Joana de Gusmão, sejam feitos na policlínica. Esta parceria auxiliará na redução das filas de espera nas unidades estaduais, garantindo um atendimento mais rápido na atenção especializada.

policlinica convenio

O novo espaço irá homenagear a presidente e fundadora da Associação de Voluntários de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente do Hospital Infantil Joana de Gusmão, dona Maria Gertrudes da Luz Gomes.

Durante a inauguração da unidade especializada, o governador Jorginho Mello reforçou a importância da parceria do estado com o município de Florianópolis. “Eu quero dizer ao prefeito Topázio Neto que desejo que nossa parceria dure, porque temos feito coisas muito importantes para as pessoas. Muitas vezes as pessoas não querem saber se esse equipamento é do estado ou é da prefeitura, ou se quem fez foi o estado ou a prefeitura. O importante é que a gente consiga se ajudar para fazer. O importante é que sirva para as pessoas. Se o dinheiro público não servir para dar saúde às pessoas, não serve para nada”, ressalta.

policlinica inauguração 2

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, salientou o significado do novo espaço. “Sabemos que esse novo equipamento significa oferecer mais dignidade às mulheres e às crianças, desafogando o nosso Hospital Infantil Joana de Gusmão e a nossa Maternidade Carmela Dutra”. De acordo com a secretária, não se trata de apenas mais um convênio, mas da abertura de uma nova porta. “É um equipamento de saúde, são consultórios, são procedimentos que aqui serão realizados para as mulheres e para as crianças”, reforça.

Em seu discurso, o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, agradeceu ao governo do estado e à secretária Carmen Zanotto pelo apoio desde o primeiro momento e garantiu que, já a partir de amanhã, o SUS será implementado na sua integralidade na nova policlínica. “Nós desenhamos um equipamento onde o acolhimento é parte do tratamento, onde as pessoas vão entrar e vão se sentir abraçadas, vão se sentir queridas, vão se sentir acolhidas”, declara.

sala de acolhimento

:: Mais fotos no álbum

Para a secretária Municipal de Saúde de Florianópolis, Cristina Pires Paulucci, é preciso pensar de forma sistêmica para fortalecer a atenção básica e desafogar as emergências hospitalares. “Uma outra coisa que essa policlínica traz é que aqui a gente pensa também a rede de saúde como um todo. É preciso desafogar as nossas emergências hospitalares e fortalecer a atenção primária à saúde que é a ordenadora do nosso sistema. A Policlínica tem uma retaguarda especializada e consegue avançar tanto nos exames, quanto nos diagnósticos e na linha de cuidados especializados, o que retira parte da demanda ambulatorial que hoje está nos nossos hospitais”, enfatiza.

A Policlínica da Mulher e da Criança de Florianópolis funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A partir desta quarta-feira, 29, começam a ser feitos os atendimentos da sala de vacinação e da sala de orientação para mães que estão amamentando. Na próxima segunda-feira, 3 de abril, iniciam-se as consultas referenciadas pelos centros de saúde do município, da Maternidade Carmela Dutra e do Hospital Infantil Joana de Gusmão.

O espaço será uma unidade de saúde especializada, onde mulheres e crianças receberão cuidados especiais em saúde, de forma completa e considerando suas necessidades e particularidades, com ambientes temáticos pensados e criados para dar mais conforto e acolhimento a essa parcela da população. Os serviços oferecidos na Policlínica da Mulher e da Criança serão voltados para a população de Florianópolis.

Serviços oferecidos

A Policlínica vai funcionar integrada com outros serviços de saúde do município. Para ser atendida nas consultas especializadas, a mulher ou a criança precisa ser encaminhada pelo Centro de Saúde do seu bairro ou de um hospital ou maternidade, para serviços como: atendimento de crianças que nasceram de mães com sífilis ou HIV, cuidados especiais para bebês prematuros, ambulatório de Odontopediatria, serviço de avaliação, reabilitação e desenvolvimento de aprendizagem, ambulatório pré-natal especializado, além de diagnóstico precoce e acesso ao tratamento do câncer de mama e de colo de útero, atenção à Mulher no climatério e menopausa, entre outros.

consultório infantil

Também serão oferecidos serviços que não precisam de encaminhamento, como Centro de Imunização, com todas as vacinas do calendário básico, para facilitar o acesso de toda a população (homens, mulheres e crianças, de todas as idades) e melhorar os indicadores de cobertura vacinal e Ambulatório de Aleitamento Materno, onde qualquer mulher que esteja amamentando receberá suporte e ajuda no processo de aleitamento, nos casos de dificuldades ou problemas para amamentar.

A Policlínica da Mulher e da Criança de Florianópolis está localizada na Rua Esteves Júnior, 89, no centro da capital.