O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) encerrou o primeiro mês de operação da nova Unidade de Suporte Avançado (USA), de Joinville, com um aumento de 42% no número de atendimentos no município. A segunda base entrou em operação em 27 de fevereiro, após investimento realizado pelo Governo do Estado, em parceria com a FAHECE.

Desde que a nova base entrou em operação, foram realizados 114 atendimentos a mais que o mesmo período do ano passado, quando Joinville contava com apenas uma USA do SAMU. Ela foi responsável por 26% dos atendimentos do SAMU na região.

A ampliação faz parte do plano de investimentos para qualificar o SAMU em Santa Catarina. Desde o início do contrato em 2021, a parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e FAHECE realizou cerca de R$ 6 milhões em investimentos, além de atualização de tecnologia e melhorias de equipamentos.

Além de Joinville, houve abertura de novas bases em Videira, Chapecó e Brusque, além de uma USA de Verão em Balneário Camboriú. Em Florianópolis, foi inaugurada ainda uma nova base na SC-401, que qualificará o atendimento ao Norte da Ilha de Santa Catarina, e a nova base do serviço, em Coqueiros, parte continental da Capital.