icone facebookicone twittericone instagram

A Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis, está entre as UTIs brasileiras com melhor performance nos parâmetros mortalidade hospitalar e utilização de recursos. O hospital é o único 100% SUS de Santa Catarina, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, a receber o reconhecimento. O destaque foi divulgado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), nesta terça-feira, 28, com a publicação da lista de hospitais brasileiros que receberam o selo de UTI “Top Performer”.

fachada nereu
             oto: Robson Valverde

A relação integra o projeto UTIs Brasileiras que busca aprimorar a qualidade da medicina intensiva e aumentar a segurança dos pacientes no Brasil por meio da valorização das UTIs que gerenciam indicadores para que obtenham os melhores resultados. 

Foram avaliados um total de 707 hospitais, entre públicos e privados, e destes 135 (19,1%) receberam a distinção. Esta participação engloba 50% das UTIs do Brasil, sendo este o maior registro epidemiológico de UTIs de todo o mundo, conforme os idealizadores e responsáveis pelo programa.

“Este reconhecimento é resultado do trabalho, competência e dedicação das equipes médica, de enfermagem e multidisciplinar, além do gerenciamento feito pela equipe de direção. Também agradecemos todo o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, nas ações desenvolvidas no Hospital”, declara a diretora do Hospital Nereu Ramos, Renata Zomer.

A lista de hospitais com as UTIs que foram contempladas pela AMIB com o selo de UTI “Top Performer” não é um ranking. As UTIs são divididas em três tercis: melhor desempenho, médio e pior. Recebem a distinção aquelas que, no último ano, tiveram uma performance no grupo do melhor tercil, abaixo de 33,3% em dois parâmetros: mortalidade hospitalar de acordo com a gravidade e utilização de recursos, também ajustada à gravidade.

:: Confira aqui a listagem de hospitais contemplados 

Projeto UTIs Brasileiras

O projeto UTIs Brasileiras - Registro Nacional de Terapia Intensiva - da AMIB, tem como objetivo caracterizar o perfil epidemiológico das unidades de terapia intensiva no Brasil e compartilhar informações que possam ser úteis para orientar políticas de saúde e estratégias, com o objetivo de melhorar o cuidado dos pacientes críticos no País.

O programa estimula ainda o uso de indicadores de qualidade e desempenho na gestão das UTIs adulto e pediátricas em consonância com a Resolução da Diretoria Colegiada Nº 7 da ANVISA (RDC-7), de 24 de fevereiro de 2010 e, com isso, busca aprimorar a qualidade da medicina intensiva e aumentar a segurança dos pacientes no Brasil.

Desde sua criação, todos os anos, os hospitais participantes recebem certificados com selos de participação no Registro Nacional de Terapia Intensiva e de gestão de indicadores de qualidade e desempenho. Neste ano de 2023, foi a primeira vez que a lista das UTIs Top Performer é publicada.

Mais informações para a imprensa:
Silvestre Aguiar
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
secretariadeestadodasaude@gmail.com