A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, assinou nesta quinta-feira, 30, a portaria N.º 257/2023 autorizando a Habilitação Estadual em Alta Complexidade em Traumato Ortopedia para o Hospital Regional Deputado Affonso Ghizzo, de Araranguá (HRA). A unidade deverá prestar atendimento integral em ortopedia (consultas, diagnóstico, tratamento e reabilitação) pelo SUS, sem qualquer ônus ao paciente, e com garantias de retorno para reavaliação física ou outras cirurgias decorrentes da cirurgia principal, independente se o profissional que o assistiu ainda permaneça ou não na instituição.

A solicitação de implantação dos serviços de ortopedia foi um pedido da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), por meio da Comissão Intergestores Regional (CIR) do Extremo Sul, e uma promessa de campanha do governador Jorginho Mello para a região.

"A Alta Complexidade em Traumato Ortopedia do HRA é um pleito muito antigo, com mais de oito anos de espera, uma necessidade da região. A gestão do Instituto Maria Schmitt-IMAS a frente do hospital verificou e confirmou a capacidade técnica da unidade para a realização dessa demanda, e com a parceria e a sensibilidade do Governo do Estado que habilitou o serviço, temos certeza que faremos a diferença na vida de pacientes que estão há anos na fila esperando pela realização desse tipo de procedimento.", declara o diretor geral do Hospital Regional de Araranguá, Kristian Souza.

A habilitação é em caráter temporário e visa combater a fila de cirurgias eletivas em ortopedia. Conforme levantamento, dos 23,5 mil pacientes que precisam de cirurgias ortopédicas em todo o estado, 2.213 esperam pelo tratamento na macrorregião sul. Os principais procedimentos de alta complexidade demandados na região são artroplastias totais dos membros inferiores (386) e cintura pélvica (380), que são as substituições das articulações por próteses.

De acordo com o termo de compromisso e garantia firmado com a Secretaria de Estado da Saúde, o serviço deverá se comprometer a dar atendimento de urgência/emergência 24 horas, e garantia de leitos clínicos e cirúrgicos específicos para o serviço de ortopedia. A população referência será a macrorregião sul a qual o hospital pertence, ficando a cargo da regulação regional os encaminhamentos.