O governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello e a secretária de Estado da Saúde, Carmem Zanotto, foram recebidos pelos diretores do Hospital Azambuja na tarde de segunda-feira, 29 de maio, momento em que fortaleceram a parceria com a instituição e anunciaram a ampliação de serviços em saúde.

“Obrigado por tudo o que vocês fazem aqui no Hospital Azambuja, pela população da região. Saibam que tudo o que pudermos fazer para garantir saúde aos catarinenses, faremos”, disse o governador.

Na oportunidade, a secretária Carmen Zanotto anunciou que a Hemodinâmica do Hospital Azambuja e todos os atendimentos, procedimentos e cirurgias cardíacas de alta complexidade, estão prestes a receber o credenciamento via Ministério da Saúde. Importante lembrar que o hospital já está em processo de habilitação estadual, como referência em alta complexidade de cardiologia. Dessa forma, será custeado com recursos do Estado.

Durante a visita, foi realizada uma reunião com a presença de integrantes da equipe da Secretaria de Estado da Saúde, com o provedor do Hospital Azambuja, Ingo Fischer, com o secretário municipal de Saúde, Dr. Osvaldo Quirino de Souza, com a gestão administrativa do hospital, e com representantes da Comissão Intergestores Regional (CIR) e da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Números de pacientes que aguardam cirurgias eletivas nas mais diversas especialidades foram apresentados. Segundo a secretária Carmem, o objetivo maior é garantir o atendimento aos catarinenses e para isso, o Hospital Azambuja foi convidado a ampliar sua oferta de serviços em cirurgias eletivas. Atualmente, cerca de 69 mil pessoas aguardam por uma cirurgia no Estado, conforme os dados apresentados.

“Nós precisamos aumentar a oferta de serviços pelo SUS. A equipe da Secretaria de Estado da Saúde está engajada, trabalhando diuturnamente para ampliar, junto aos gestores. Aqui no Hospital Azambuja temos essa parceria e agora nosso trabalho é pela habilitação de alta complexidade em cardiologia, o que traz benefícios não só para Brusque, mas para toda a região”, afirmou a secretária, Carmen Zanotto.

De acordo com o diretor administrativo do Hospital Azambuja, Pe. Nélio Roberto Schwanke, o governador sempre foi um grande incentivador do Hospital Azambuja quando ainda era senador da República e sua visita representa um momento marcante na história do Hospital. “A vinda do governador e da secretária é muito importante para o hospital, pois são os que detém o poder da saúde em Santa Catarina. E o hospital mantém essa parceria com o Estado, de cuidar, ajudar e colaborar com a saúde dos catarinenses. Nos manifestamos de forma contente por essa visita recebida”, enfatiza.

Novos leitos de UTI

Também durante a visita, foram anunciados mais 16 leitos de UTI na instituição, sendo 10 adultos e seis neonatais que devem ser instalados em breve. “Estamos buscando ativar todos os leitos possíveis dentro da rede hospitalar própria e da rede hospitalar conveniada. Estamos trabalhando diuturnamente para a ampliação da assistência em saúde do nosso Estado. Aqui no Hospital Azambuja temos essa parceria, e serão mais 16 leitos de UTI que estarão disponíveis à população”, complementou a secretária Carmen Zanotto.