icone facebookicone twittericone instagram

Durante o mês de fevereiro, as cores roxa e laranja assumem um papel importante na conscientização sobre doenças crônicas. O objetivo é informar e educar a população sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento de condições como Leucemia, Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus.

roxo e laranja

Fevereiro Laranja

A campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a leucemia e a importância da doação de medula óssea. A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.

A cura de doenças como a leucemia depende da doação de medula óssea. Ampliar o número de doadores é fundamental para aumentar as chances de encontrar medulas compatíveis. Para doar, basta estar saudável, ter entre 18 e 35 anos e procurar um hemocentro.

Cadastre-se como doador. Clique aqui e saiba mais.

Fevereiro Roxo

A campanha Fevereiro Roxo foi criada em 2014, em Minas Gerais, com o lema “Se não houver cura, que ao menos haja conforto”. Alzheimer, fibromialgia e Lúpus são doenças crônicas e sem cura. No entanto, é possível controlar e retardar sintomas com tratamento adequado. O diagnóstico precoce é o melhor caminho para retardar e controlar sintomas.

Fibromialgia

A fibromialgia é uma condição que se caracteriza por dor muscular generalizada e crônica. Também apresenta manifestações de cansaço, depressão e ansiedade e alterações intestinais. O tratamento envolve práticas como exercícios físicos regulares e terapia cognitivo-comportamental. Ainda não há tratamento medicamentoso significativamente eficaz para fibromialgia.

Lúpus

O Lúpus é uma doença autoimune crônica que pode causar inflamações em diversos órgãos. O tratamento do Lúpus é medicamentoso e diferenciado para cada caso, conforme os níveis de intensidade e agressividade da doença. Ele tem por objetivo controlar os sintomas, melhorando a qualidade de vida da pessoa. Isso porque, até o momento, Lúpus não tem cura.

Alzheimer

A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência neurodegenerativa em pessoas de idade, sendo responsável por mais da metade dos casos de demência nessa população. Um dos primeiros sintomas, e o mais característico, é a perda de memória recente. A causa ainda é desconhecida, mas acredita-se que seja geneticamente determinada

Trata-se de um transtorno progressivo, que se manifesta por deterioração das funções cognitivas e da memória, comprometimento progressivo das atividades cotidianas, uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais.

Acesso aos Medicamentos

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Assistência Farmacêutica (DIAF/SES), atende pacientes com Lúpus e Alzheimer, fornecendo regularmente os medicamentos necessários por meio do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF).

Os endereços e contatos das farmácias que fornecem os medicamentos para Lúpus e Alzheimer, via Sistema Único de Saúde, estão disponíveis no site SES.

:: Clique aqui e acesse