icone facebookicone twittericone instagram

As primeiras doses da vacina contra a dengue já chegaram ao estado de Santa Catarina. Devido ao limitado quantitativo de imunizantes disponíveis, neste primeiro momento SC recebeu apenas 29.100 doses que serão utilizadas para aplicação da primeira dose (D1) em crianças de 10 e 11 anos de 13 municípios da região Nordeste (confira a lista abaixo). A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), fará a distribuição das vacinas aos municípios nesta quinta-feira (22).

A administração da vacina contra a dengue é realizada em um esquema de duas doses (D1+D2) com um intervalo de 3 meses de aplicação entre elas. Em Santa Catarina, todas as crianças e adolescentes residentes nos 13 municípios da região Nordeste com idade entre 10 e 14 anos terão direito à vacinação durante o ano de 2024. Um público-alvo total de 71.468 pessoas. No entanto, as doses vão chegar ao estado de forma escalonada. Desta forma, tanto as vacinas para aplicação da D2 nas crianças de 10 e 11 anos, quanto para iniciar o esquema vacinal nos demais serão entregues ao longo dos meses, ainda sem previsão de data. 

110

Foto: Ricardo Trida | SECOM

A Secretária de Estado de Saúde, Carmen Zanotto, destaca que vacinar as crianças contra a doença é importante, mas é apenas mais uma estratégia de enfrentamento à doença. “Devemos lembrar que o quantitativo de doses ainda é reduzido e apenas uma pequena parcela da população será contemplada. Então, devemos nos manter em alerta e vigilantes,  na nossa casa, escola, ambiente de trabalho, eliminando locais que possam acumular água”, ressalta. 

A vacinação contra a dengue tem como objetivo reduzir as hospitalizações e óbitos decorrentes da doença. Para tanto, é necessário alcançar a meta de 90% para o esquema completo da vacinação (D1+D2).

População-alvo de crianças e adolescentes de 10 a 11 anos.

tabela municipios 10 a 11 anos

Fonte: IBGE - Censo Demográfico 2022.

Seleção dos municípios contemplados com a vacina

Foram selecionados para receber as doses da vacina, segundo o Informe Técnico Operacional da Estratégia de Vacinação contra a dengue em 2024, do Ministério da Saúde, “os municípios de grande porte (população maior ou igual a 100 mil habitantes) com alta transmissão de dengue nos últimos 10 anos, incluindo os demais municípios das suas regiões de saúde de abrangência, independentemente do porte populacional, ordenados pela predominância do sorotipo DENV-2 (reemergência recente) e pelo maior número de casos no monitoramento 2023/2024 (SE-27/2023 à SE-02/2024)

A ordem de distribuição das doses, ainda segundo o Informe Técnico, “foi definida seguindo três parâmetros: o primeiro é o rankeamento das Regiões de Saúde e Município, o segundo é o quantitativo de doses necessários para a população-alvo conforme a disponibilidade de doses (previsão de entrega pelo fabricante) e o terceiro é o cálculo do quantitativo total de doses entregue em apenas uma remessa ao município.”

Confira o informe técnico do Ministério da Saúde na íntegra aqui.

Confira o informe técnico de Santa Catarina na íntegra aqui.

Informações adicionais para a imprensa:
Amanda Mariano / Bruna Matos / Patrícia Pozzo

NUCOM - Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive)
Secretaria de Estado da Saúde
Fone: (48) 3664-7406 | 3664-7402
E-mail: divecomunicacao@saude.sc.gov.br
www.dive.sc.gov.br
Instagram: @divesantacatarina
Facebook: /divesantacatarina.