Em um universo de mais de 8.000 hospitais no Brasil, apenas 123 receberam a certificação “Acreditado Pleno” pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste, está entre as 20 unidades hospitalares públicas no país com este reconhecimento, sendo o único 100% SUS na Região Sul e em Santa Catarina. Nesta quarta-feira, 22, a conquista da certificação ONA Nível II foi celebrada com autoridades, convidados e colaboradores do Instituto Santé.

IMG 9677

A certificação ONA atesta a qualidade dos serviços prestados, refletindo o esforço coletivo de toda a equipe. Ela representa um marco na trajetória do Hospital, evidenciando o comprometimento com cuidados seguros, humanizados e uma gestão eficiente.

“Esse reconhecimento é de toda equipe e quem ganha é a comunidade, o paciente que é atendido aqui no Hospital. As pessoas, talvez não tenham ideia da dimensão dessa conquista, mas é importante destacar que para o alcance da acreditação Plena todos os processos e protocolos da Unidade passaram por uma rigorosa avaliação”, destaca o presidente do Instituto Santé, Tércio Egon Paulo Kasten, que prestigiou o evento de entrega.

“O cerimonial incluiu a entrega simbólica do certificado que representa o compromisso de cada profissional que integra o HRTGB e a boa gestão de recursos públicos”, disse o diretor Geral do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, Rodrigo Lopes.

O HRTGB é uma unidade do Governo do Estado de Santa Catarina, com atendimento 100% SUS, administrado pelo Instituto Santé desde 2015. A unidade conquistou a acreditação da ONA Nível I em 2020, com renovação a cada dois anos. E agora, em 2024, avançou nos processos e na gestão integrada, alcançando o acreditado Pleno.

Dentre as autoridades, também estavam presentes o diretor Executivo do Instituto Santé, Jeferson Gomes, a representante da Regional de Saúde, Andreia Lopes, o diretor técnico do Hospital, Cássio Nakano, além de diretores da região Oeste de unidades com gestão Santé.

Fonte: Assessoria de Imprensa HRTGB