icone facebookicone twittericone instagram

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC), unidade própria da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está com o estoques de sangue em níveis de alerta e reforça a necessidade de doações, especialmente dos tipos A+, A-, B-, AB-, O+ e O-. Para garantir a segurança de todos, a coleta é feita com horário agendado previamente.

capa hemosc

Foto: Ana Melhado

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, esteve no Hemosc de Florianópolis na manhã desta quinta-feira, 22, para tratar de demandas da unidade. Na ocasião, reforçou a importância da doação de sangue para salvar a vida de muitas pessoas.

“O HEMOSC é um importante serviço do SUS, da Secretaria de Estado da Saúde com gestão compartilhada com a Fahece, que desempenha um excelente serviço. Por isso, gostaria de pedir a todos que doem sangue para reforçar os nossos estoques e, assim, podermos cada vez mais levar saúde para nossa população. Eu já fiz o meu agendamento e conto com o seu apoio. Venha, se cadastre, agende e doe”, destaca o secretário.

O HEMOSC é responsável por 98% do sangue coletado e distribuído no Estado. Está presente em nove cidades catarinenses, Blumenau, Joinville, Lages, Florianópolis, Criciúma, Joaçaba, Chapecó, Jaraguá do Sul e Tubarão)

Para doar sangue é necessário acessar o site, https://www.hemosc.org.br/agende-sua-doacao-area-doador.html, e agendar a doação. O sangue não tem substituto. É importante que a população compareça no Hemocentro ou Unidade de Coleta mais próximo de sua casa para fazer a sua doaçãoe ajudar a manter os estoque sanguíneos adequados.

Para doar sangue é preciso cumprir alguns requisitos:

• Ter idade entre 18 e 69 anos, ou entre 16 e 17 anos com autorização dos pais e/ou responsável legal;
• O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
• Estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
• Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
• Apresentar um documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista;
• Ter repousado bem na noite antes da doação;
• Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 3 horas que antecedem a doação;
• Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
• Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.