A Secretaria de Estado da Saúde informa a situação das Emergências dos hospitais Celso Ramos, Regional de São José e Instituto de Cardiologia nesta sexta-feira (04):

Hospital Celso Ramos - Na Emergência da unidade localizada em Florianópolis, oito pessoas aguardavam atendimento até o final da manhã desta sexta-feira, com 15 pacientes internados e 14 em observação. Nas últimas 24 horas, a Emergência recebeu 263 pessoas. Deste total, 102 eram para Ortopedia (em geral, pessoas que sofreram acidentes de trânsito); 97, para clinica médica e 64, para clínica cirúrgica.

Instituto de Cardiologia – Nenhum paciente estava sendo atendido até o final da manhã desta sexta-feira na Emergência desta instituição localizada em São José. Nenhum paciente aguardava consulta e 35 estavam internadas, sendo oito na Emergência semi-intensiva, nenhum na reanimação, 12 no repouso, e outros 15 na medicação. Até o fim da manhã havia 64 pessoas nas unidades de internação e 11 na ala coronária. Nas últimas 24h, o Instituto de Cardiologia atendeu 45 pessoas na Emergência e fez 19 novas internações. Há um total de 110 pacientes internados no instituto.

Hospital Regional de São José - A Emergência geral tinha 60 pacientes internados até o final da manhã desta sexta-feira.  O atendimento é feito de acordo com a gravidade dos casos, a partir da classificação de risco feita pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR). No saguão, 42 pessoas aguardavam consulta. Nas últimas 24 horas foram realizados 414 atendimentos nas emergências geral, ortopédica, oftalmológica e obstétrica. Na emergência pediátrica foram feitos 165 atendimentos. O quadro geral do Hospital Regional de São José é de 250 pacientes internados. Nas ultimas 24 horas foram realizadas 42 internações. No Regional, cerca de 80% dos casos que chegam à Emergência são ambulatoriais - ou seja, situações que podem ser resolvidas nos postos de saúde.

A Secretaria de Estado da Saúde orienta a população a primeiro procurar os centros de saúde dos seus municípios. Os postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estão aptos a atender situações de urgência, que são aqueles em que a pessoa não corre riscos.

Informações adicionais:

Secretaria de Estado da Saúde