icone facebookTwitterInstagram

Chapecó, 16 de outubro de 2015 

O secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing, anunciou na manhã desta sexta-feira (16), durante ato realizado no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes, o início dos serviços de oncologia pediátrica em Chapecó e a liberação de recursos na ordem de R$ 3 milhões para a realização de melhorias de adequações no Hospital da Criança. No mesmo ato ocorreu a entrega de 21 dermatoscópios e assinatura de convênio com o Serviço Aeropolicial de Fronteira (SaerFron), em parceria entre Governo do Estado, prefeitura de Chapecó e  Polícia Civil.

O serviço de atendimento de oncologia infantil do Hospital da Criança de Chapecó entrará em funcionamento no dia 20 de dezembro. A instituição é administrada pela Fundação Lenoir Vargas Ferreira, entidade que também gerencia o Hospital Regional Oeste (HRO).

Kleinübing disse que uma médica foi contratada para começar a acompanhar cerca de 70 crianças, residentes da região de Chapecó, que atualmente fazem o tratamento contra o câncer no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. “A partir de 20 de dezembro, elas começam a fazer o tratamento em Chapecó. O atendimento médico será mantido durante todo o período de transição, monitorando as crianças, conversando com as famílias. O serviço de Chapecó vai atender 116 municípios desde a região de Curitibanos, no Meio-Oeste, até Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste. É um momento extremamente importante para a região Oeste e especialmente para Santa Catarina", destacou o secretário.

O vice-prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, agradeceu a parceria e disse que o Oeste Catarinense tem hoje um dos melhores atendimentos em saúde de Santa Catarina graças ao apoio do Governo do Estado. O secretário de desenvolvimento regional de Chapecó, Américo do Nascimento Junior, destacou que a chamada “ambulanciaterapia" está diminuindo cada vez mais e assim a criança será atendida mais perto de casa e junto à família. A secretária de Saúde de Chapecó, Cleidenara Wheirich, disse que estava muito feliz com as notícias e agradeceu o apoio do Governo do Estado por ouvir e atender as solicitações da região.

Também foi realizada uma visita e uma reunião no Hospital da Criança para encaminhar os detalhes de implantação do novo serviço, que funcionará junto ao hospital. Serão feitas adaptações em algumas salas, implantação de climatização, adequação da parte elétrica, hidráulica, mobiliário, atendimento e funcionários.

Dermatoscópios

Em Chapecó foram entregues 21 dermatoscópios para os municípios da região. Águas Frias, Caxambú do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Guatambú, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Planalto Alegre, Serra Alta, Águas de Chapecó, Caibi, Cunhataí, Riqueza, Formosa do Sul, Irati, Santiago do Sul, União do Oeste, Arvoredo e Paial. Já os municípios de Sul Brasil, Cunha Porã, Palmitos, São Carlos, Pinhalzinho, Jardinópolis e Quilombo já receberam o equipamento na primeira etapa do projeto.

"A disponibilização dos dermatoscópios, somada à ferramenta do Sistema de Telemedicina e Telessaúde, permite a visualização das lesões de pele por especialista em Dermatologia da Secretaria de Estado da Saúde (SES) antes do atendimento especializado” explicou a doutora Carla Pulga, coordenadora Estadual da Telemedicina.

Esta avaliação das lesões de pele, por meio da teledermatoscopia, permite a identificação de casos de psoríase, hanseníase, câncer de pele, dentre outras doenças. Além da qualificação, agilidade no diagnóstico e no encaminhamento, também está sendo possível o gerenciamento da fila de espera da especialidade dermatologia.

SaerFron

O convênio firmado entre o Governo do Estado, prefeitura de Chapecó e Policia Civil vai permitir que o helicóptero de policiamento aéreo de fronteira também possa fazer atendimento de resgate e de emergência em toda a região. Esse atendimento será possível após o término da construção de um heliponto nas obras de ampliação do Hospital Regional Oeste, permitindo melhor atendimento às vítimas de acidentes e socorro de emergência. A base do SaerFron, funciona junto ao Aeroporto Municipal de Chapecó.

Informações adicionais para a imprensa:
Paulo Munauar
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Chapecó
E-mail: imprensa@cco.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 2049-7427 e (49) 8835-0089
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrchapeco