Xanxerê, 20 de outubro de 2015

Com o objetivo de alertar as colaboradoras sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, o Grupo de Humanização do Hospital Regional São Paulo, de Xanxerê, realizou uma palestra sobre a campanha Outubro Rosa. O evento foi realizado na manhã desta terça-feira (20), no auditório da unidade, com participação da ginecologista e presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Xanxerê, Rita Pezzali.

A médica trouxe dados sobre a história do surgimento da doença, destacou informações sobre prevenção primária e secundária, o diagnóstico precoce, importância do exame de mamografia após os 40 anos e ainda fatores de risco e como se dá o tratamento. “Nosso objetivo é mobilizar a comunidade regional, para a sensibilização da campanha Outubro Rosa e para alertar a todos sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esse momento de troca de informações é muito importante, pois ajuda a conscientizar as mulheres para estarem atentas aos exames periódicos e para qualquer alteração na mama”, destacou.

Cerca de 80 pessoas assistiram à palestra. Este ano, o Hospital Regional São Paulo adquiriu camisetas e fitilhos da campanha Outubro Rosa e distribuiu entre seus colaboradores. Além disso, o Grupo de Humanização, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizou exames preventivos para as colaboradoras realizados na própria unidade.

Informações adicionais e fotos

Meriana C. Peri – Jornalista