Florianópolis, 28 de junho de 2017.

Nos dias 03 e 04 de Julho, técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) apresentarão para gestores, prestadores de serviços e técnicos envolvidos no processo regulatório da Macrorregião do Meio Oeste, as ações estruturantes da Política Estadual de Regulação que visam à efetivação da Lei Estadual nº 17.066, de 11 de janeiro de 2017, que dispõe sobre a publicação das filas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) na Internet.

O evento será realizado noAuditório Afonso Dresch da UNOESC, no Bairro Flor da Serra, em Joaçaba. Decka Cortese, gerente dos Complexos Reguladores da SES, diz que a programação inclui, além da exposição acerca da publicação das filas de espera, debates e treinamentos do sistema SISREG.

O gerente da Central Estadual de Regulação de Internações Hospitalares da SES, Arion Bet Godoi, diz que será exposta uma nova dinâmica na regulação das internações hospitalares, com a utilização do sistema, no módulo hospitalar, também para a gestão das filas de cirurgias eletivas.

Estes eventos estão sendo executados em todas as macrorregiões do Estado, sendo que já foram capacitadas as Macrorregiões da Foz do Rio Itajaí (31/05 e 01/06) e Sul (20 e 21/06). O Grande Oeste também será capacitado no mês de Julho (18 e 19), o Vale do Itajaí (02 e 03) e a Serra (22 e 23) no mês de Agosto e a Grande Florianópolis (05 e 06) e Norte e Nordeste (19 e 20) no mês de Setembro.

A diretora de Planejamento, Controle e Avaliação do SUS, Claudia Ribeiro de Araujo Gonsalves, acredita que serão capacitados mais de 1.300 profissionais em todo Estado, incluindo gestores e técnicos dos municípios, das Gerências Regionais de Saúde, das Centrais de Regulação de Internações Hospitalares Macrorregionais e dos Hospitais do Estado, que estruturarão os processos de trabalho e garantirão o aprimoramento da gestão.

A superintendente de Serviços Especializados e Regulação da SES, Karin Cristine Geller, comenta que os técnicos da SES, com o apoio do COSEMS/SC e a participação efetiva do Ministério Público, buscarão capacitar, elucidar dúvidas e garantir a transparência das ações regulatórias para a sociedade.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Dr Vicente Caropreso, estas ações produzirão além da transparência das filas do SUS, maior capacidade regulatória e fiscalizatória, a otimização dos recursos, o fortalecimento do processo de regionalização e reafirmarão o compromisso de todas as esferas com as diretrizes e os princípios do SUS.