Florianópolis, 19 de setembro de 2017.

O Conselho Estadual de Saúde (CES) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES), abriram na manhã desta terça-feira, 19, a etapa estadual da 1ª Conferência de Vigilância em Saúde de Santa Catarina. O evento, com o tema “Vigilância em Saúde: Direito, Conquista e Defesa de um SUS Público de Qualidade”, segue até quarta-feira, 20.

Na pauta constam 178 propostas consolidadas pela relatoria. As 12 mais votadas serão apresentadas na 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS), que ocorrerá de 28 de novembro a 1º de dezembro de 2017, em Brasília.

Tais propostas foram construídas e aprovadas durante as cinco etapas municipais (macrorregionais), realizadas em Criciúma nos dias 20 e 21 de Julho, com a aprovação de 70 propostas, seguido de Mafra nos dias 24 e 25 de Julho, com 69 propostas. Em Rio do Sul o evento foi realizado nos dias 27 e 28 de Julho, com 27 propostas, e em Blumenau, nos dias 10 e 11 de Agosto, com 77 propostas aprovadas. A última etapa ocorreu no município de Chapecó, nos dias 15 e 16 de agosto, com 36 propostas aprovadas.

Todos os 295 municípios catarinenses foram representados nos debates sobre as responsabilidades do estado e dos governos com a Vigilância em Saúde. As etapas macrorregionais reuniram aproximadamente 1320 delegados, entre profissionais da saúde, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e gestores.

O objetivo foi discutir e propor novas diretrizes para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde, debatendo a integração dos programas de todas as vigilâncias, sendo: epidemiológicas, sanitárias, em saúde ambiental, do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública.

“A conferência é muito importante, pois traz propostas para fortalecer os programas e ações de vigilância em saúde de todo o estado e país. Entre os desafios, buscamos estabelecer propostas voltadas para a atenção à saúde, onde a promoção, proteção e prevenção ocupem o mesmo patamar e recebam a mesma importância do que a recuperação e a assistência. Nosso objetivo foi alcançado. As 12 propostas aprovadas serão encaminhadas para apreciação na Conferência Nacional, onde estaremos representados por 48 delegados”, comenta o superintendente de Vigilância em Saúde da SES e médico infectologista, Fábio Gaudenzi.

A 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS) surgiu a partir dos resultados da 15ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 2015, e em decorrência de diversos debates ocorridos no Conselho Nacional de Saúde (CNS) em torno de variadas agendas, e tem como principal objetivo propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento de ações de Promoção e Proteção à saúde.

Foto Paulo Goeth