Florianópolis, 22 de Setembro de 2017

O secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, participou, nesta quinta-feira, 21, da 214ª Reunião Ordinária da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), realizada na Associação dos Municípios da Grande Florianópolis, em Capoeiras. Na ocasião foi aprovada a ata da reunião anterior e as deliberações que estavam na pauta.

Os gestores das secretarias de Saúde dos municípios aprovaram o novo Modelo de Gestão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A proposta é de integração do SAMU Estadual, sob gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Além disso, serão integradas as Unidades de Suporte Básico (USB) dos municípios também para a gestão do Estado, de forma gradativa.

Segundo o secretário Vicente Caropreso, o SAMU passa por uma nova fase de comunicação e integração. “Haverá um aumentando de disponibilidade de viaturas e de pessoal. Também teremos um custo menor do que era antes. Esse conjunto de situações aprovadas hoje interessa a todos. Foi definida uma teia de atendimento com um trabalho integrado entre Estado, Corpo de Bombeiros Militar e Voluntários, saúde e municípios para que possamos atender aos reclames da sociedade”, destacou Caropreso.

De acordo com a superintendente de Serviços Especializados e Regulação, Karin Geller, está sendo elaborado um termo de cooperação técnica entre a SES e o Corpo de Bombeiros para a cogestão do SAMU. “Estamos fazendo um planejamento de migração do SAMU atual para o novo sistema de cogestão”, explicou Karin.

O gerente Estadual do SAMU, coronel João Batista Cordeiro Júnior, destacou que Santa Catarina continua sendo referência no Brasil em Atendimento Pré-hospitalar. “Além disso, somos o único estado que tem a proposta de integrar o SAMU Básico e Avançado, e isso será um grande passo”, destacou o João Batista.

O secretário Vicente Caropreso reforçou que o SAMU é uma política de estado. “Essa aprovação foi uma grande vitória não apenas para a secretaria e, sim, para toda a saúde de Santa Catarina, incluindo os municípios. Estou extremamente contente com essa novidade e com esse avanço que nós acabamos de promover. Parabéns a todos os envolvidos”, comemorou o secretário.

Outras deliberações da CIB

A CIB também aprovou as transferências de alguns hospitais municipais credenciados de gestão estadual para gestão municipal. Além disso, foram aprovadas as habilitações de:

- 15 leitos de retaguarda clínica do Hospital São, de Seara;

- 8 leitos de UTI adulto tipo II para o Hospital Oase, de Timbó;

- 15 leitos da Unidade Cuidados Prolongados, de Luzerna;

- leitos de UTI para o Hospital Santo Antônio, de Blumenau;

- do serviço de retirada e transplante renal no Hospital Marieta Konder Bornhausen, de Itajaí.