Joinville, 27 de janeiro de 2017

Teve início no último sábado, 25, o terceiro Mutirão de Cirurgias de Catarata em São Lourenço do Oeste, sendo este o primeiro a ser custeado na sua totalidade com recursos do Governo do Estado. As cirurgias começaram a ser feitas às 6h, na Fundação Hospitalar em São Lourenço do Oeste, instituição referência na realização de cirurgias eletivas desta natureza.

A solenidade de lançamento do Mutirão ocorreu às 14h30, no hospital com a presença do secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), Walmor José Pederssetti, prefeitos, vereadores, profissionais ligados à saúde na região e comunidade.

A campanha em São Lourenço do Oeste será realizado entre os dias 25 de Novembro a 5 de Dezembro. O mutirão beneficiará pacientes de 53 municípios do Oeste e Extremo Oeste catarinense nas Regionais de Chapecó, Concórdia, Dionísio Cerqueira, Maravilha, Itapiranga, Quilombo, Palmitos, Seara, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste e Xanxerê. Serão realizados em média, 180 procedimentos cirúrgicos por dia, beneficiando mais de 1,5 mil pessoas.

“Estou muito feliz em iniciar essa ação pelo Oeste catarinense. Acabar com as filas e melhorar a qualidade de vida das pessoas é uma das coisas que tem movido minha gestão”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Dr. Vicente Caropreso, que não pôde comparecer ao lançamento do mutirão, pois estava resolvendo uma emergência referente ao atendimento no Hospital Regional de Araranguá.

Edilia Francisca Gaboardi, 74 anos, agricultora, residente no município de Ipuaçu, sofria com as limitações impostas pela catarata há quase 10 anos. Ela integra a lista dos 167 pacientes beneficiados com o procedimento cirúrgico neste sábado, primeiro dia do mutirão. Edilia conta que a doença a impedia de trabalhar na agricultura, agora porém, pretende voltar a desenvolver suas atividades como plantar e colher, que é o que mais gosta de fazer.

Olinda Vicentin de Lima, do município de Ponte Serrada, também foi beneficiada com o procedimento. Há três anos aguardava pela cirurgia. Ela conta que a principal limitação imposta pela catarata era dirigir. “Estou feliz e, assim que me recuperar, voltarei a dirigir sem medo” – conta ela, enfatizando que temia sofrer algum acidente de trânsito por conta da visão prejudicada.

O secretário da ADR de São Lourenço falou da sua satisfação em representar o Governo do Estado neste ato que possibilita a realização de mais um Mutirão, sem ônus para os municípios beneficiados. “É gratificante poder participar de uma ação tão relevante para a qualidade de vida das pessoas”, ressaltou Pederssetti.

O prefeito de São Lourenço, Rafael Caleffi, agradeceu a público o Governo do Estado, em especial o secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, pela liberação dos recursos que possibilitarão um Natal melhor aos beneficiados, já que terão sua visão restabelecida.

Para o médico Roberto Cacciari Filho, diretor técnico da empresa Cirstallink, “não enxergar por falta de recurso financeiro e de acesso à cirurgia é muito triste e nos sensibiliza. Estamos muito felizes em poder levar solução aos milhares de pacientes por meio das cirurgias de catarata, em parceria com os hospitais filantrópicos e o estado de Santa Catarina. Agradeço ao secretário e colega médico Vicente Caropreso pela confiança em depositar os olhos dos pacientes sob nossa responsabilidade. Ofereceremos o melhor e nos dedicaremos para transformar a saúde ocular do estado em referência nacional”, agradeceu o Dr. Roberto.

O ato de lançamento do Mutirão contou também com a presença do prefeito Augusto Loureiro de Jupiá; vereadoras Marlice Perazolli e Ledi Pieta; gerente regional de Saúde, Patricia Conteratto; coordenador da Comissão Intergestores Regionais (CIR), Alan Felipe; secretária municipal de Saúde, Vânia Baldissera, e representante do Hospital da Fundação, Nelson Moresco.