icone facebookicone twittericone instagram

O Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o intuito de promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao serviço de saúde. Apesar da campanha ter começado no Brasil com uma abordagem centrada apenas na questão do câncer de próstata, ela foi ampliada para chamar a atenção sobre os cuidados com a saúde masculina em todos os aspectos.

insta novembro azul - Copia.jpg

Foto: Divulgação SES

Em Santa Catarina, a ideia é ampliar os cuidados para além do mês de novembro. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS) e da Coordenação Estadual Saúde do Homem (CESH), vem realizando parceria com o Ministério da Saúde e as Agências Regionais de Saúde. O objetivo é convidar toda a equipe que atende pelo Sistema `Único de Saúde (SUS) catarinense a desenvolver ações em seus territórios, oportunizando a construção de espaços masculinos, com ações de promoção e prevenção à saúde de novembro a novembro.

“É importante o homem entender que deve cuidar de sua saúde o ano inteiro, não apenas em novembro. Ao procurar o serviço de saúde, o homem deve ser orientado sobre testes rápidos de sífilis, hepatite e HIV, além de receber informações sobre hábitos saudáveis, alimentação e atividades físicas”, afirma a diretora de Atenção Primária à Saúde da SES, Maria Simone Pan. 

Fique atento, entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, há testes e exames que precisam ser realizados com frequência:

• Verificação da pressão arterial;
• Hemograma completo e testes de urina;
• Teste de glicemia, para prevenção de diabetes;
• Atualização da carteira vacinal;
• Verificação do perímetro abdominal e teste de Índice de Massa Corpórea (IMC).