icone facebookicone twittericone instagram

No ano, o hospital infantil de Florianópolis implantou a Farmácia Satélite do Centro Cirúrgico e concluiu a reforma e ampliação da central.

A Farmácia do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), setor responsável por fornecer medicamentos e insumos para todas as unidades da instituição, obteve avanços significativos em 2020. A primeira conquista foi a reinauguração em 1º de junho da Farmácia Satélite do Centro Cirúrgico (CC), que estava desativada há mais de três anos. Conforme o chefe do setor, Iberê Pinheiro do Monte, houve importante aproximação entre Farmácia, Almoxarifado, Manutenção, Informática e Centro Cirúrgico, todos supervisionados pelo gerente de Administração, Leonardo de Sousa Valverde. “Após algumas reuniões, revisões de projeto e contratações de pessoal, conseguimos concretizar o sonho da Farmácia Satélite do CC, que hoje é uma  referência no Estado de Santa Catarina em controle e segurança do paciente quanto ao uso de medicamentos. Isso se deve, principalmente, à sinergia e ao envolvimento de todos”, enfatiza Do Monte.

Atualmente, a farmácia satélite possui sete servidores e tem capacidade plena de atendimento para até 40 cirurgias por dia, com um modelo de gestão baseada na rastreabilidade, segurança e controle de processos.

Logística da central

Ainda em 2020, o setor concluiu o processo de reforma e ampliação da área física da central, que conta agora com um espaço amplo e mobiliado de 90 metros quadrados. A equipe de farmacêuticos e técnicos administrativos reestruturou a logística do setor, com mudanças no armazenamento e distribuição (CAF) e utilização de ferramentas gerenciais como Kanban, 5S e Huddle. “No geral, a Farmácia Central ficou mais bonita e organizada, pois os fluxos de trabalho se tornaram mais dinâmicos e o conforto ocupacional dos servidores bem mais evidente”, observa Do Monte, dizendo que tudo isso contribui para que a Farmácia tenha um índice baixíssimo de afastamento de servidores.

Planos para 2021

As perspectivas de crescimento continuam para 2021. Entre os planos está a implantação da Farmácia Satélite da UTI, serviço de Farmácia Clínica e uma Central de Diluição. “O setor aprimora as rotinas para melhor atender as demandas dos pacientes pediátricos. Certamente, num futuro breve, entraremos numa fase de emissão de certificações e premiações”, projeta o chefe da Farmácia, designado para a coordenação do serviço pelo então diretor-geral do hospital, Flamarion da Silva Lucas.

Ao todo, quase 30 servidores integram o setor de Farmácia do HIJG, incluindo os que ficam na central, na satélite do Centro Cirúrgico, no Hospital Dia e no setor de Quimioterapia.

..