A nova recepção do Ambulatório do Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon) de Santa Catarina, inaugurada nesta segunda-feira, 4, traz melhorias e maior conforto aos pacientes e colaboradores. A reforma estrutural da recepção, que iniciou em fevereiro de 2021, foi realizada com recursos exclusivos da Associação de Voluntário do Cepon (AVOC), por meio de bazar e doações do Troco solidário do FORT Atacadista. O mobiliário e a decoração foram doados pelo Centro de Estudos, Pesquisas e Ensino do Cepon (Cepen).

O secretário adjunto de Estado da Saúde, Alexandre Lencina, falou da importância do momento atual. “No próximo dia 12 completamos 1 anos e 9 meses no enfrentamento da pandemia. Todos passamos por momentos difíceis. Nós, gestores públicos, e profissionais de saúde fomos testados ao nosso limite. Muitos, infelizmente, não estão mais conosco, assim como milhares de pessoas. O Sistema Único de Saúde catarinense é tido como o melhor no enfrentamento à pandemia em todo o território nacional e todos vocês fazem parte desse resultado. É importante dizer que de todas as linhas de cuidado, as que são tempo sensíveis não foram interrompidas, assim como a linha de cuidado do paciente oncológico. Essa revitalização vem para qualificar ainda mais o serviço e assim oferecermos um SUS cada vez mais humanizado”.

651Foto: Robson Valverde

A recepção precisava de um revitalização, ainda mais devido a pandemia, com a implantação do distanciamento adequado entre os pacientes, lembrou a representante do Cepen, Maristela Gesin. "Muitos dos pacientes chegam muito cedo, antes das 6 horas, e alguns nem dormiram. Com essa obra finalizada agora eles podem aguardar as consultas e a hora de entrada para os seus tratamentos, acolhidos em um espaço que lhes oferece conforto e a dignidade que eles merecem”.

O presidente da Associação de Voluntários do Cepon (AVOC), Mário Honorato agradeceu a paciência e colaboração de funcionários e pacientes. “Com uma coordenação eficiente conseguimos concluir com êxito a revitalização que ficou completa com a belíssima decoração promovida pelo Cepen. Nossas próximas metas, após recebermos o aval do hospital e do conselho deliberativo, serão construção do espaço multiuso para desenvolver melhor nossas atividades, a reforma e ampliação da enfermaria de quimioterapia tornando o espaço mais humanizado, e a reforma dos sanitários anexos ao acesso de pedestres a essa recepção. Para isso estamos trabalhando com afinco”.

De acordo com o consultor do Contrato de Gestão, Edival Silva de Matos, ventos, frio, calor, não acontecem mais graças a essas entidades. “O Cepon não parou durante a pandemia, continua realizando as cirurgias cada vez mais atendendo a população. Sabe-se que o pós-pandemia vem forte e o hospital está preparado e vem desenvolvendo suas atividades. Agradeço a essa parceria com o Governo do Estado e todos que ajudaram a realizar essa obra, que é um local de alto fluxo de pessoas e foram quatro meses intensos. Agradeço também aos pacientes, aos colaboradores que nos ajudaram nessa obra, pois não é fácil realizar uma obra enquanto estamos atendendo pacientes”, finalizou.

Informações adicionais para a imprensa:
Gabriela Ressel
Secretaria de Estado de Saúde