O Hospital Regional Homero de Miranda Gomes, em São José, realizou 323 internações em Ortopedia e Traumatologia no mês de agosto, um recorde comparado aos meses dos últimos quatro anos e 69% a mais que no mesmo período de 2019, antes da pandemia, com 191 internações. O número de cirurgias nessa especialidade também aumentou desde 2018, registrando 294 procedimentos em setembro. Outra conquista foi a diminuição do tempo médio de permanência desses pacientes internados no hospital, de 10,4 dias (1º semestre 2018) para 5,6 (1º semestre de 2021).

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, destaca que esses resultados positivos são fruto de um governo que prioriza o cidadão catarinense. “Política pública se faz com entendimento do que é preciso fazer e com recursos públicos e é assim que esse governo tem trabalhado, trazendo luz aos processos, de fato preocupado com as pessoas. Eu também tenho muito orgulho de fazer parte desse governo preocupado com a saúde, a segurança e o bem-estar de todos. E temos aqui um exemplo de que é possível fazer mais e melhor para as pessoas que utilizam o Sistema Único de Saúde”.

Um novo modelo de gestão foi implantado desde o início deste ano, o que vem mudando a realidade do atendimento no Regional de São José, como explica o diretor, Daywson Koerich. “Readequamos as cirurgias, redistribuindo as salas cirúrgicas entre todos as especialidades que o hospital atendente, priorizando as ortopédicas, que é nosso maior gargalo. Criamos mais duas novas salas cirúrgicas, otimizamos o mapa de cirurgias, aumentamos de 12 para 25 leitos de UTI e melhoramos a logística. Tudo isso resultou na diminuição do tempo de internação na unidade, aumentando o número de pacientes atendidos”.

Prancheta 1 (1).png

De janeiro a outubro de 2021, ocorreram 2.806 internações em ortopedia no HRSJ, uma média mensal de 281. No ano de 2019, houveram 2.362 internações, com média de 197. “Nós aumentamos em quase 50% a média mensal de internação ortopédica este ano com relação ao ano de 2019, antes da pandemia, e ainda não finalizamos 2021. O paciente ortopédico que interna geralmente é por fratura, e esse montante tem aumentado significativamente com relação aos anos anteriores”, explica Daywson.

Prancheta 2.png

Nos dez primeiros meses de 2021 foram realizadas 2.733 cirurgias de Ortopedia e Traumatologia, mais que em todo o ano de 2019, com 2.319. A média mensal de cirurgias ortopédicas nesta ano, até o momento, está em 273 procedimentos, superando as médias do três anos anteriores com 254, 193 e 190, respectivamente em 2020, 2019 e 2018.

Prancheta 3.png

Desde fevereiro a unidade não registra pacientes nos corredores da internação do serviço de Ortopedia e Traumatologia. “Com todas essas readequações, conseguimos diminuir o tempo de permanência do paciente internado, ou seja, ele entra e é operado o mais rápido possível, liberando leito para o próximo. O gráfico do Tempo de Permanência mostra que em 2018 cada paciente ficava em torno de 10 dias no Hospital Regional, agora ficam 5 dias. Isso só comprova como aumentou o atendimento no Regional, sinal que estamos no caminho certo”, conclui o diretor.

Informações adicionais para a imprensa:

Gabriela Ressel
Secretaria de Estado de Saúde