icone facebookicone twittericone instagram

Quando se fala em sintomas gripais, especialmente nos últimos dois anos, a primeira doença que vem à cabeça é a Covid-19. No entanto, um outro vírus, o Influenza A H3N2 da linhagem Darwin, já teve casos registrados no Sudeste do país e tem causado preocupação por parte das autoridades em saúde.

Em Santa Catarina, até o momento, foram confirmados 7 casos do Influenza A H3N2, identificados entre o final de novembro e início de dezembro. A linhagem do vírus ainda está em investigação.

A Darwin atinge principalmente idosos e crianças. Nesses grupos, a gripe pode ser ainda mais grave, resultando até em internação. Os principais sintomas provocados são os mesmos da gripe comum: febre alta (39ºC ou mais), dores nas articulações, nariz congestionado, tosse, inflamação na garganta e fortes dores de cabeça. Pode ainda haver vômito e diarreia. Caso alguém apresente algum desses sintomas, é necessário procurar unidade de saúde para o devido atendimento. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) já distribuiu doses do medicamento Oseltamivir a todos os municípios catarinenses para tratamento da Influenza.

Na Campanha de Vacinação contra a Gripe deste ano para os grupos prioritários foram distribuídas 2.757.310 doses da vacina, as quais não estava inclusa a proteção contra a linhagem Darwin. Para 2022, vacinas já estão sendo produzidas com a recomendação que contemple a proteção contra o novo vírus Influenza A H3N2 Darwin.

A SES ainda reforça a necessidade de manter as medidas de prevenção para evitar a gripe como lavar as mãos com água e sabão; usar álcool em gel; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não compartilhar objetos de uso pessoal; manter os ambientes bem ventilados; evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe; evitar sair de casa em período de transmissão da doença; evitar aglomerações e ambientes fechados; e adotar hábitos saudáveis.