icone facebookicone twittericone instagram

A Secretaria de Estado da Saúde esclarece que excepcionalmente, neste sábado, 25, não será gerada a Matriz de Risco Potencial de Santa Catarina.
Isto ocorre devido à instabilidade observada nos sistemas do Ministério da Saúde desde o dia 10 dezembro quando ocorreu o ataque hacker.


A Matriz do Estado utiliza-se de diversos parâmetros da base de dados do MS para a compilação do cenário, que incluem casos notificados de covid-19 registrados no sistema e-SUS Notifica, Casos de SRAG Hospitalizados e óbitos por Covid-19 registrados no SIVEP-Gripe e doses de vacinas aplicadas registrados no SIPNI. Estes sistemas foram reestabelecidos na última quinta, 23, possibilitando que os municípios voltassem a registrar os casos, mas o acesso ao banco de dados federal, necessário para monitoramento e atualização dos indicadores da matriz de risco, ainda não foram disponibilizados até o momento.


A SES reforça que segue realizando ininterruptamente o monitoramento do cenário do Estado, e caso seja observada alguma modificação no quadro, emitirá alertas.


Destaque-se que a partir do restabelecimento dos sistemas por parte do MS, a Matriz voltará a ser gerada, assim como é realizado desde o dia 29 de julho de 2020, quando foi implementada.