Com investimento aproximado de R$ 1,2 milhão, a região da Foz do Itajaí ganha reforço no atendimento móvel de urgência do Samu, a partir desta segunda-feira, 5. Uma base para uma Unidade de Suporte Avançado (USA) será montada em Balneário Camboriú. O objetivo é ampliar o serviço durante o período de alto fluxo de turistas no Verão.

A região da Foz do Itajaí tem duas USAs em operação, instaladas em Balneário Camboriú e Itajaí, as quais atendem 11 municípios. O investimento foi realizado com recursos do Governo do Estado pela Secretaria de Saúde e implementado pela Fahece.

samu.jpg

“Esse acréscimo de mais uma Unidade é muito importante para as nossas estruturas na região, pois o Litoral fica impactado com o aumento dos turistas durante o veraneio e o Samu é um serviço vital para o primeiro atendimento. Sempre foi a missão deste governo: regionalizar o acesso e ampliar serviços”, apontou o secretário da Saúde, Aldo Baptista Neto.

O superintendente de Urgência e Emergência, Sandro Fonseca, ressaltou a importância do início da atividade da nova USA: “Como já é tradição de Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Saúde também está se preparando para receber os turistas que procuram nosso estado para curtir suas férias. Estamos aumentando nossa capacidade de atendimento ao turista com a ativação de mais uma Unidade de Suporte Avançado para a região da Foz do Vale do Itajaí. A USA 03 reforçará o serviço de atendimento pré-hospitalar durante a temporada de verão, que já conta com outras duas USA (unidade terrestre) e o Arcanjo-03 (unidade aérea) na região”, disse.

O presidente da Fahece reforçou a parceria entre Organização Social e governo e a importância da qualificação de serviços. “Nossa missão é qualificar o serviço que prestamos em nossas unidades, com as instituições do Sistema Único de Saúde, reconhecidas pela excelência técnica e acolhimento em Santa Catarina. O Samu é uma operação de extrema importância. A Fahece tem grande orgulho de fazer a gestão deste serviço em nosso estado”, afirmou o presidente da Fahece, Michel Scaff.

“Sabemos que o aumento do fluxo de turistas acaba gerando mudanças na rotina de atendimentos no Litoral, tanto no número de ocorrências como na logística do trânsito. Com essa ampliação, vamos assegurar a melhoria no serviço para garantir o atendimento de qualidade às pessoas. Nosso propósito principal é esse: salvar vidas”, afirma o diretor de gestão da Fahece, Miguel Paulo Duarte Neto.

Desde janeiro de 2022, a parceria entre o Governo de Santa Catarina e a Fahece já garantiu mais de R$ 4,1 milhões em investimentos, atualização de tecnologia e melhorias de equipamentos. Além disso, já foram inauguradas duas novas bases, em Videira e Chapecó, dentro do projeto de ampliação do serviço. Também estão previstas novas bases em Joinville e Florianópolis.

O quê: Inauguração da USA em Balneário Camboriú – Temporada de Verão
Quando: Segunda-feira, 5 de dezembro, às 8h
Onde: Base do SAMU em Balneário Camboriú, Rua Alameda dos Estados Policial Luiz Carlos Rosa, 25 – Bairro dos Estados