icone facebookicone twittericone instagram

A Coordenação de Qualificação Profissional tem como objetivo promover ações de educação continuada para os profissionais de saúde que estão em contato direto com a assistência à saúde, além de assessorar gestores na qualificação do acesso à rede de atenção à saúde, a fim de viabilizar uma prática clínica de excelência, orientada pela melhores evidências científicas atuais.

Atribuições:
Promover a especialização dos profissionais de saúde para atuação no primeiro nível de atenção, contribuindo com a segurança dos pacientes, qualidade dos serviços prestados e com a redução dos custos assistenciais no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Gerenciar as diferentes ações relativas à qualificação profissional de modo a atender às principais demandas em saúde identificadas em Santa Catarina.

Promover parcerias, cooperação técnica e articulação com instituições de pesquisa para identificação das melhores tecnologias e técnicas aplicadas à educação de adultos no âmbito da atenção primária.

Instrumentalizar a Escola de Saúde pública na proposição e realização de cursos e atividades relativas à assistência clínica, orientada pelos atributos essenciais e derivados da APS visando uma prática em saúde informada pelas melhores evidências e desempenhada com base nos preceitos éticos mais elevados.

Definir, propor e implementar inovações na formação e qualificação de gestores e gerentes clínicos dos serviços que compõem a rede de atenção primária, com vistas à promoção de uma prática clínica de excelência no primeiro nível de atenção à saúde.

Propor, desenvolver e coordenar ações de qualificação profissional no campo das Habilidades de Comunicação Clínica, contribuindo para segurança e satisfação dos usuários, efetividade e satisfação dos profissionais de saúde e redução de custos ao erário público advindos de processos de judicialização da assistência à saúde.

Promover a adoção e conversão de estratégias de qualificação para modalidades custo-efetiva de treinamentos em local de trabalho e pontos de atenção, com emprego de metodologias ativas e foco no processo de trabalho dos profissionais.

Coordenadora: Paula Thais Avila do Nascimento
Telefone: (48) 3664 7272
Celular institucional: (48) 99162-0593
E-mail: gestaoclinicasc@gmail.com