COORDENAÇÃO ESTADUAL DE SEGURANÇA DO PACIENTE - CESP

PORTARIA SES Nº 567 DE 27 DE JUNHO DE 2023 - DIÁRIO OFICIAL SC - Nº 22094 - PÁGINA 5
Resolve manter vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde/SES-SC, duas coordenações distintas, uma direcionada a Segurança do Paciente nos Serviços de Saúde, priorizando a cultura de segurança nas instituições e outra ao Monitoramento e Prevenção de Infecção em Serviços de Saúde, sendo respectivamente Coordenação Estadual de Segurança do Paciente (CESP/SUV) e Coordenação Estadual de Monitoramento e Prevenção de Infecção (CEMPI/SUV) e demais .

Em construção

EVENTOS ADVERSOS E COMO NOTIFICÁ-LOS:

> Assista aqui!

PASSO A PASSO - SISTEMA DE CADASTRO DE INSTITUIÇÕES E SISTEMA DE CADASTRO DE USUÁRIOS:

CANAIS DE ATENDIMENTO DA ANVISA PARA DÚVIDAS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ACESSO ÀS PLATAFORMAS DE NOTIFICAÇÃO:

> POR TELEFONE

> POR WEBCHAT

> POR FORMULÁRIO ELETRÔNICO

Portaria nº529 de 1º de abril de 2013
Institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). Diário Oficial da União, 2 abr 2013.

Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa - RDC nº36 de 25 de julho de 2013
Institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras providências. Diário Oficial da União, 26 jul 2013.

Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde 2021-2025
Integrar as ações do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) para promover a qualidade assistencial e a segurança do paciente visando a gestão de riscos e a melhoria dos serviços de saúde.

E-Questionário de Cultura de Segurança Hospitalar (CSP)
O sistema integra dois aplicativos gratuitos que permite o envio e preenchimento automático do questionário da CSP aos profissionais e gera indicadores referentes às 12 dimensões da CSP. O relatório é produzido em tempo real, conforme os profissionais respondem o questionário, facilitando o feedback aos interessados e a promoção de intervenções de melhoria da CSP. Orientação de frequência de aplicação do questionário: BIANUAL.

VigiMed é o sistema disponibilizado pela Anvisa para cidadãos, profissionais de saúde, detentores de registro de medicamentos e patrocinadores de estudos relatarem as suspeitas de eventos adversos aos medicamentos e às vacinas.

Sistema de notificações de eventos causados por medicamentos:
Notificação de evento adverso de medicamentos e vacinas - VIGIMED

Cadastramento de Instituição (hospitais, ambulatórios e rede sentinela), atualização de gestores e demais DÚVIDAS - enviar e-mail para vigimed@anvisa.gov.br

Cadastramento de Clínicas de Vacinação privadas - ler Edital de Chamamento n°2/2021 que fornece as informações necessárias para seu cadastro no VigiMed o sistema eletrônico de notificação de eventos adversos a medicamentos e vacinas da Anvisa, conforme Anexo.

> Informe nº01/2019 - Orientações para notificação no sistema VigiMed

Formulário para o Monitoramento de Queixa Técnica ou Evento Adverso Vacina e Imunobiológico versus Reações Adversas Erro Medicamentoso e Inefetividade Terapêutica (em construção)

MANUAL PARA O SISTEMA NACIONAL DE HEMOVIGILÂNCIA NO BRASIL
Compilado com informações sobre as ações de hemovigilância no Brasil que são desenvolvidas pela articulação entre os serviços produtores de hemocomponentes, os serviços de saúde onde são realizadas as transfusões, os entes da vigilância sanitária e da vigilância epidemiológica das diferentes instâncias do Sistema Único de Saúde – municipal, estadual e federal, a fim de algumas das perguntas recorrentes do assunto:

1. Quais os eventos do ciclo do sangue?
2. Como são classificados os eventos adversos do ciclo do sangue?
3. O que eu devo notificar?
4. Quais os critérios necessários para correlacionar uma reação adversa ao ato transfusional?
5. Quando iniciar o processo de investigação retrospectiva relacionada a rastreabilidade de bolsas?