A Secretaria de Estado da Saúde através do Instituto de Anatomia Patológica proporciona aos hospitais públicos da rede própria, a análise de exames anatomopatológicos e citológicos. Para a capital, região da grande Florianópolis, Médio vale do Itajaí, Alto Vale do Itajaí, Foz do Rio Itajaí, Serra Catarinense, Carbonífera, Extremo Sul Catarinense e Laguna, o Serviço de Verificação de Óbitos.

A estrutura organizacional da Instituição foi alterada na reforma administrativa de 2005 (Lei Complementar 284/2005), reforma de 12 de junho 2019 (Lei Complementar 741/2019) e, a partir de 19/01/2022 através do Decreto 1682/2022, alterada para Diretoria do Instituto de Anatomia Patológica, subordinada a Superintendência dos Hospitais Públicos Estaduais – SUH.

A DIAP/SVO tem como atribuição, proporcionar a população catarinense os serviços de medicina diagnóstica nas áreas de anatomia patológica e citologia buscando efetivar ações preventivas de saúde e, contribuir na melhoria do perfil epidemiológico através do Serviço de Verificação de óbitos (SVO).

Assim, a DIAP/SVO está dividida em três áreas específicas:

ANATOMIA PATOLÓGICA

Área curativa - exames de biópsias e peças cirúrgicas (fragmento, órgãos), contribuindo para estatística de câncer no Estado. Atende às seguintes Unidades: HGCR, HRSJ, HIJG, IPQ, HDWC, MDCK, HST, ICSC, MCD, HNR, HMTR e SC Transplantes.

CITOLOGIA

Área preventiva - executa atividades vinculadas ao Programa Nacional de Controle do Câncer de Colo do Útero e Mama/MS/INCA. Atende às seguintes Unidades: HRSJ, MCD e HMTR.

SERVIÇO DE VERIFICAÇÃO DE ÓBITOS/SVO

Área epidemiológica – Lei 13205/2004 “Organiza os Serviços de Verificação de Óbitos - SVO no Estado de Santa Catarina”, regulamentada pelo Decreto 2059/2009. Realiza necropsia decorrente de morte natural ocorrida em emergências, residências, via pública ou hospital cuja causa da morte não foi devidamente esclarecida. Atende a capital, região da Grande Florianópolis, Médio vale do Itajaí, Alto Vale do Itajaí, Foz do Rio Itajaí, Serra Catarinense, Carbonífera, Extremo Sul Catarinense e Laguna.

Referência no Estado de Santa Catarina integra a rede de SVO do Ministério da Saúde – Portaria 1405/2006 que “Institui a Rede Nacional de Serviços de Verificação de Óbito e Esclarecimento da Causa Mortis (SVO).

Mantém com a UNISUL um convênio para doação de corpo não reclamado, cujo estudo é imprescindível, contribuindo para a formação de futuros profissionais da área da saúde, uma vez que cirurgias, diagnósticos e prognósticos realizados pelos diferentes profissionais das áreas relacionadas à saúde, devem ser corretamente executados e interpretados.

Destaca-se ainda, o trabalho de localização dos familiares junto a Delegacia de Desaparecidos ou Consulado no caso de estrangeiros, quando há morte de cidadão em situação de rua ou mesmo em residência quando constatado não haver co-habitantes, bem como, realizamos o serviço de confirmação de identificação através de digital junto a Secretaria de Segurança Pública/SSP.

► REFERÊNCIA SVO/SES/SC - FLORIANÓPOLIS PARA AS REGIÕES/MUNICÍPIOS

► NÚMERO DE EXAMES REALIZADOS

► SERVIÇO DE VERIFICAÇÃO DE ÓBITOS X INSTITUTO MÉDICO LEGAL

► CASOS CONTROVERSOS

► COMO PROCEDER PARA ENCAMINHAR O CORPO AO SVO?

► PERÍODO PANDEMIA COVID-19

► FORMULÁRIOS PADRÃO

► ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

► SERVIÇO DE VERIFICAÇÃO DE ÓBITOS MUNICIPAL DE JOINVILLE